Celebração Ecuménica: “Que as nossas correntes possam cair”

20180125-Celebracao-Ecumenica-01

No passado domingo, dia 21 de janeiro, realizou-se na Igreja Evangélica Presbiteriana de Setúbal, uma celebração ecuménica que reuniu os responsáveis das diferentes Igrejas Cristãs presentes em Setúbal, no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que termina hoje, dia 25.

Na ocasião, o Delegado Episcopal para o Ecumenismo da Diocese de Setúbal, Padre António Costa Marques, deixou uma palavra de saudação endereçada pelo Bispo de Setúbal: “Apesar de estar ausente, o Sr. D. José Ornelas pediu-me que vos entregasse uma mensagem de amizade, oração, comunhão e de grande interesse pelo diálogo ecuménico”.

Ao deixar a sua mensagem nesta celebração, o Padre António Costa Marques sublinhou a necessidade de aproximação e procura de pontos de convergência das diferentes Igrejas Cristãs.

​“Que as nossas correntes possam cair e consigamos fazer uma caminhada conjunta, de colaboração, aproximação e amizade. E são muitas as áreas onde podemos colaborar. Seja na defesa dos direitos humanos, na luta contra as injustiças, ao serviço da evangelização levando mais longe a voz dos cristãos: uma tarefa difícil e exigente num mundo marcado pela indiferença religiosa e pela descrença”, afirmou.

Para além do Delegado Episcopal para o Ecumenismo, da Diocese de Setúbal, Padre António Costa Marques, a celebração contou com a presença do Padre Ivan Petliak, da Igreja Greco-Católica da Ucrânia; do Padre Carlo Aluigi, da Igreja Lusitana; do Padre Florentin Dobrescu, da Igreja Ortodoxa Romena; e dos Pastores José Salvador e Cassilene, da Igreja Presbiteriana.

Ofertório foi encaminhado para as vítimas dos incêndios, através da Cáritas Portuguesa

​O ofertório recolhido nesta celebração ecuménica reverteu a favor das vítimas dos incêndios e foi entregue à Cáritas Portuguesa. Na celebração esteve presente Eugénio Fonseca, presidente daquela instituição, e o Eng.º Domingos de Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Anabela Sousa

25 de Janeiro de 2018