Pastoral da Juventude lança questionário aos jovens: “Faz-te ouvir!”

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal divulgou, hoje, um questionário sob o mote “Faz-te ouvir! – A Igreja em caminho com os jovens“. Independentemente da sua fé ou religião, todos os jovens entre os 14 e os 35 anos, residentes no território da Diocese de Setúbal, são convidados a responder.

Esta é a segunda fase de uma auscultação que iniciou em maio e junho do ano passado, junto dos agentes responsáveis da pastoral juvenil diocesana, e que tem agora uma abrangência mais alargada, querendo chegar a todos os jovens de Setúbal.

Na informação publicada no website da Pastoral da Juventude de Setúbal, o secretariado adianta que “o Sínodo dos Bispos de 2018 é sobre os jovens e para todos os jovens” e que, em união com o Papa Francisco querem entrar nesta lógica sinodal de partilha e reflexão sobre os temas que envolvem a juventude.

Para além da resposta ao questionário, o secretariado diocesano da Juventude pretende, também, promover, nas realidades locais, encontros de reflexão, partilha e oração sobre o Sínodo.

Na sua página web, disponibiliza, assim, um esquema de encontro e um esquema de uma vigília de oração, que podem ser utilizados por todos os animadores e responsáveis de grupos e movimentos juvenis. Após a realização destes encontros, os jovens são convidados a partilhar, num grupo de Facebook criado para o efeito, uma fotografia e as reflexões e ideias surgidas destes encontros.

(Clique na imagem)

Para preparar o lançamento deste questionário, a Pastoral da Juventude promoveu, durante o mês de janeiro, encontros com todos os responsáveis de secretariados, grupos e movimentos juvenis da Diocese, bem como com os representantes dos institutos de vida consagrada e instituições sociais católicas que apoiam jovens em situação de risco.

De acordo com nota avançada no sítio online do secretariado, “esta foi a ocasião para apresentar as quatro grandes conclusões saídas da auscultação diocesana realizada em maio e junho do ano transato, e uma oportunidade para nos irmos sensibilizando e consciencializando da importância de estarmos atentos e integrados neste processo sinodal”.

As quatro grandes conclusões indicadas pelos responsáveis foram: “Os jovens pedem à Igreja testemunho e coerência de vida; acolhimento e acompanhamento; espaço para serem ouvidos, para protagonizarem mudança”.

Das reuniões em 2017 saiu também o “sentimento de que existe pouco empenho e acompanhamento por parte dos sacerdotes”; a “enorme necessidade de acompanhamento para o discernimento vocacional” e que para lá do ambiente da Igreja/paróquia os jovens encontram-se no desporto, nos lugares de lazer/convívio, movimentos associativos, juventudes partidárias.

Conferencistas convidados das sessões de formação sobre os temas sinodais: padre Álvaro Lago, Salesianos; padre Ricardo Conceição, Diocese de Santarém; irmã Ana Paula Conceição, Franciscana de Nossa Senhora; padre Miguel Ribeiro, Missionários Espiritanos, e o padre Carlos Alberto Nunes, dos Combonianos.

AS

01 de Fevereiro de 2018