Catequistas de Setúbal participaram no Encontro Interdiocesano

20180216-Interdiocesano-Catequese-01

As Dioceses da zona centro reuniram-se em Fátima durante o Carnaval com o objetivo de refletir os ​modelos e estratégias para a catequese da Adolescência.

Os catequistas começaram por ouvir os adolescentes. O primeiro painel foi constituído por 10 catequizandos, dois dos quais da Paróquia da Cova da Piedade, que manifestaram as suas opiniões e sugestões sobre a catequese que frequentam.

​Da parte da tarde a Doutora Margarida Santos, ​escritora, formadora,​ dramaturga e ​autora de variadas obras para adolescentes, apresentou​ uma visão sociológica da faixa etária, através das histórias que conta e vive na sua vasta experiência de visita e trabalho aos estabelecimentos de ensino.

O final da tarde foi ​dedicado aos catequistas que partilharam​ as suas vivências, monstrando alguns projetos inovadores que têm sido desenvolvidos. A Diocese de Setúbal contribuiu com a apresentação do projeto Life Teen, destinado a adolescentes a partir dos 12 anos de idade e que se encontra em implementação na Paróquia de Palhais/Santo António da Charneca.

No domingo a reflexão foi​ orientada pelo​ padre António Borges da Silva, psicólogo educacional e capelão no Colégio Militar, que apresentou ​uma visão psico-religiosa dos adolescentes de ​hoje.

Foi um fim de semana rico em partilhas, que permitiram aos catequistas reflectir as suas formas de fazer catequese com a juventude de hoje. Os diferentes painéis também serviram de ponto de discussão à futura renovação dos catecismos.

De salientar que mais de duas dezenas de catequistas de Setúbal marcaram presença no encontro, sendo uma das maiores adesões dos últimos anos.

João Marques, Paróquia da Quinta do Conde

16 de Fevereiro de 2018