Professores de EMRC ensinam “a matéria que dá sentido à vida – Jesus Cristo!”

20180220-Encontro-InterDiocesano-EMRC-02

Realizou-se dia 17 de Fevereiro de 2018, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima em Alfragide, uma acção de Formação (inter)diocesana subordinada ao tema: “Fidelidade à Pessoa, alegria na missão — Um olhar sobre o 1º ciclo do Ensino Básico e sobre o Ensino Secundário”, promovida pelos Secretariados Diocesanos do Ensino Religioso das Dioceses de Lisboa e de Setúbal e pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Na parte da manhã, os participantes tiveram oportunidade de ouvir duas conferências com evidente interesse: «Desenvolvimento sociomoral e religioso na Infância» (Luís Miguel Rodrigues – Docente da Universidade Católica Portuguesa e «O “jovem” perante o facto religioso» (Eduardo Duque – Docente na Universidade Católica Portuguesa).

Com a ajuda destes conferencistas, os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) estiveram a reflectir e a falar da construção do futuro. As crianças, os adolescentes e os jovens são o futuro, precisam de ser capazes de vir a pensar a sua fé. A EMRC está na escola para, em algum momento, proporcionar às crianças, aos adolescentes e aos jovens a possibilidade de começarem a pensar a sua fé… E serem continuadores/portadores da alegria e da esperança evangélicas.

Os docentes de EMRC são também portadores do “Tesouro da Igreja”, ensinam nas escolas que lhes foram distribuídas, algo fundamental: a matéria que dá sentido à vida – Jesus Cristo! Isto não é pouco. É fundamental. O tempos que correm, caracterizados pelas novas tecnologias, pelos fenómenos da globalização e pela sensação de que o sentido da nossa vida já não passa por Deus, exigem novos esforços e respostas; mais ferramentas educativas e pedagógicas para que os docentes de EMRC possam continuar a fazer bem o seu trabalho.

Da parte de tarde houve partilha de experiências pedagógicas diversificadas e significativas a cargo de alguns docentes de EMRC de Lisboa e de Setúbal.

Foi uma excelente oportunidade de formação, antes de mais para os professores se encontrarem, conviverem, motivarem e trocarem ideias, estratégias e ferramentas de trabalho. Os Senhores Bispos — D. José Ornelas e D. Nuno Brás — estiveram presentes no Encontro, acolheram e animaram todos os docentes e sublinharam, mais uma vez, a importância do trabalho que todos fazem não só nas escolas como também nas comunidades cristãs das quais fazem parte.

Texto: José Manuel Leite Teixeira
Fotos: EduCris