[Adiado] Conferências Quaresmais na Cova da Piedade inspiradas no “DOCAT”

20180130-Piedade-Do-Cat-adiada

Vimos por este meio informar que decidimos adiar as Conferências Quaresmais da Paróquia da Cova da Piedade, sobre a Pastoral Social, a partir do DOCAT.

Logo que seja possível anunciaremos as novas datas.

Pe. José Pinheiro, pároco da Cova da Piedade

20.Fev.2018

A Paróquia da Cova da Piedade, na vigararia de Almada, vai organizar um ciclo de conferências quaresmais, no Salão Polivalente da Igreja de Nossa Senhora Fátima, tendo como tema de fundo a Doutrina Social da Igreja. De acordo com o pároco, Padre José Pinheiro, estas conferências seguem o apelo do Papa Francisco e são inspiradas pela “provocação do primeiro Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins.

O itinerário proposto é composto por quatro conferências, com diferentes oradores, sempre às 21h:

• 21 de fevereiro: A Igreja e a sociedade: o pensamento social da Igreja, pelo Professor Juan Ambrósio, Professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa;
  • 28 de fevereiro: O grande plano de Deus: o Amor, por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal;
  • 07 de março: Bem comum, personalidade, solidariedade e subsidiariedade: os princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja, por Carlos Grade, ex-dirigente da Cáritas Poruguesa;
  • 21 de março: A base da sociedade: a Família, pelo Diácono Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa.

A proposta tem como referência o catecismo para jovens “DOCAT“, editado pela Paulus, em 2016, que é uma tradução popular da Doutrina Social da Igreja, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde o Papa Leão XIII.

A finalidade é ajudar os membros da comunidade paroquial, e todos os visitantes, a fazerem um caminho de conversão pascal a partir dos ensinamentos doutrinais da Igreja sobre a Pastoral Social.

Diz ainda o Padre José Pinheiro que o grande desafio destas conferências “é atrair os cristãos do século XXI a conhecerem a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, não como uma teoria mais ou menos filosófica e utópica mas como uma prática real e diária capaz de gerar uma nova cultura, com a autoridade de quem procura viver o que ensina”.

Leia a mensagem do pároco da Cova da Piedade na página web da Paróquia ou no website do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

AS

21 de Fevereiro de 2018