Os “Encontros com Marcos” começaram com “casa cheia” para refletir o Evangelho

20180222-Encontros-Marcos-16

Os “Encontros com Marcos”, conduzidos pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, iniciaram ontem no Seminário de Almada, e com casa cheia. Cerca de quatrocentas pessoas reuniram-se para conhecer o Evangelho de São Marcos. Um itinerário que agora começa e que conduzirá a Diocese até ao Pentecostes.

O primeiro encontro foi dedicado ao início do Evangelho (Mc 1,1-15), onde São Marcos avança com uma “espécie de Prólogo à proclamação da Boa Nova, que é o próprio Jesus, e onde o evangelista coloca os traços fundamentais daquele que a sua obra apresenta”, explicou o Bispo de Setúbal.

A animação musical desta primeira sessão foi confiada ao Grupo de Jovens Fénix da Paróquia de Vale de Milhaços que abriram e fecharam o encontro com um cântico.

A próxima sessão realiza-se na quinta-feira, dia 01 de março, e é dedicada ao tema “Primeiro anúncio na Galileia: adesão e rejeição” (Mc 1,16-3,35).

Após os encontros, os participantes receberão, por e-mail, os materiais para reflexão referentes ao tema do encontro em que participaram e  o texto bíblico para preparação do tema da semana seguinte.

O método a utilizar para ler e escutar a Palavra de Deus, segundo anunciou D. José Ornelas, é o de “busca” e “discipulado”. Assim, os participantes são convidados a ler previamente os textos bíblicos, em família, e a deixar-se surpreender e interrogar. Depois, seguindo a apresentação e explicação nos encontros, é tempo de questionar e partilhar interrogações trazidas. Finalmente, a proposta é para rezar o texto, juntos, nos encontros e em casa.

Na próxima semana, o site da Diocese passará a contar com uma área específica para os “Encontros com Marcos”, onde poderão ser encontrados os textos bíblicos, as apresentações, as orações e os vídeos dos encontros.

AS

23 de Fevereiro de 2018