Paróquia de Santo André assinalou passagem da “Chama da Solidariedade”

20180223-Santo-André-Chama-Solidariedade-11

No passado Domingo, dia 18 de fevereiro, a Paróquia de Santo André quis associar-se à celebração da passagem da “Chama da Solidariedade” pelo concelho do Barreiro, para reunir os representantes das várias formas de solidariedade, além das Instituições Sociais aprovadas pelo Estado.

De facto, quer nas paróquias, quer na sociedade civil, há tantas formas de voluntariado generoso que geralmente não são reconhecidas, e que formam um tecido maravilhoso de bem­-fazer.

Nas Paróquias são os dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, os catequistas, os órgãos administrativos das Paróquias e dos Centros Sociais, os que se dedicam à ação caritativo (Cáritas, Lojas Sociais, etc.) que devem ser apreciados. Na sociedade civil são os bombeiros, os agentes de segurança, os dirigentes das coletividades culturais, recreativas e desportivas, entre tantas outras.

Assim, para a Eucaristia Dominical foram convidados, e estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a Vereadora da Ação Social, uma representante da Junta de Freguesia e a Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, bem como representantes de coletividades e as forças de voluntariado da Paróquia.

“Ajudar o próximo nas suas várias necessidades”

Presidiu o Bispo de Setúbal que, na homilia, lembrou que entrámos em tempo de Quaresma em que a Igreja nos recomenda as práticas das obras de misericórdia como boa maneira de prepararmos a celebração festiva da Páscoa, e que as várias formas de solidariedade podem ser a concretização das obras de misericórdia, também hoje tão necessárias.

Partindo das leituras do dia, D. José Ornelas fez uma aplicação ao acontecimento que celebrávamos, ajudando a ver que a Igreja continua a ser conduzida pelo Espírito Santo, como Jesus o foi desde o início da sua vida pública, a partir do seu batismo. Jesus ensinou os seus discípulos a ajudarem o próximo nas suas várias necessidades, e lembrou as mais presentes de hoje, entre as quais a solidão, considerando como feito a sai mesmo o que fazemos aos outros.

Pelo silêncio geral, via-se que a assembleia estava a acompanhar com atenção a homilia. No fim, várias pessoas mostraram o seu agrado pela mesma. Houve, ainda, um ofertório com a apresentação de vários símbolos da ação da solidariedade. Os Escuteiros do Agrupamento 927 dinamizaram a celebração.

Seguiu-se um almoço partilhado, na cave da Igreja, e o visionamento de um vídeo produzido pelo Centro Paroquial de Santo André sobre a motivação da ação social, a favor dos necessitados, ao longo da sua história. Foi aplaudido. O trio “Anima Voz aceitou alegrar o resto da tarde com canções populares e fados.

Texto: Padre Armando Azevedo, pároco de Santo André
Fotos: António Nunes Barata