“Com Arte e com Alma”: Igreja do Divino Espírito Santo, no Montijo, 06 de março

20180227-Arte-Alma-Montijo

A história e património da igreja do Divino Espírito Santo de Montijo serão o mote para a 5ª sessão do ciclo de conferências/conversa “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património”, organizado pela Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal, já no próximo dia 06 de março. Como é caraterístico deste projeto, dois oradores convidados abordarão temáticas distintas mas complementares.

O primeiro orador da noite será o investigador Mário Balseiro Dias, que apresentará a comunicação “Evolução Paroquial de Aldeia Galega do Ribatejo/Montijo. Igreja do Divino Espírito Santo (Breves Notas)“, analisando sucintamente o historial da paróquia e da sua igreja paroquial. Mestre em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mário Balseiro Dias tem investigado, do ponto de vista histórico, o culto a Nossa Senhora da Atalaia, o núcleo ribeirinho do concelho de Aldeia Galega do Ribatejo/Montijo e, mais recentemente, o concelho de Alcochete.

Seguidamente, a investigadora Carla Varela Fernandes proferirá a conferência “Representar Santiago em Portugal na Idade Média. Reflexões e exemplos a partir da imagem de Santiago da matriz de Montijo“, cuja temática partirá de uma das imagens esculpidas mais relevantes do atual acervo desta igreja paroquial, produzida na irradiação da oficina do escultor Diogo Pires, o Velho (transição século XV-XVI). Doutorada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Carla Varela Fernandes foi bolseira de Pós-Doutoramento da FCT (2013-2017), estando a desenvolver o seu trabalho em torno do tema genérico Escultura figurativa portuguesa dos séculos XII a XIV e a produção escultórica coeva internacional. Transferências de conhecimentos, do “saber fazer” e a itinerância artística. É membro integrado do Instituto de Estudos Medievais da FCSH-NOVA.

De entrada livre, a sessão terá lugar no dia 6 de março de 2018 (3ªfeira), pelas 21h15, na igreja do Divino Espírito Santo de Montijo.

Mais informações:

O PROJETO “COM ARTE E COM ALMA”

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, serão realizadas sete conferências/conversas informais em sete igrejas da Diocese de Setúbal (integrando as sete vigararias da Diocese). Em cada sessão abordar-se-á uma determinada e importante obra de arte presente na igreja que acolherá a conferência (uma pintura, uma escultura, uma alfaia ou paramento litúrgico, um retábulo, a arquitetura da igreja, etc.), bem como serão discutidos aspetos relacionados com o historial do respetivo edifício. Reunindo os contributos de diversos investigadores, pretende-se que, num ambiente informal e pedagógico, as comunidades paroquiais e todos e quaisquer interessados possam melhor conhecer e valorizar determinados bens culturais de valor excecional presentes no território diocesano. Todas as sessões, de entrada livre, terão início às 21h15.

Comissão Diocesana de Arte Sacra

27 de Fevereiro de 2018