“Catequese e Comunidade” foi o tema do encontro formativo de Fevereiro para os coordenadores de catequese

20180301-Formacao-Catequese

Esta já é a quinta de seis formações, levadas a efeito pelo Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e da Adolescência de Setúbal, desde o passado mês de setembro. Muitos temas têm sido tratados, e com grande aceitação por parte daqueles que têm participado nestas formações, vocacionadas para uma melhor formação dos coordenadores/responsáveis da catequese nas diferentes paróquias e comunidades diocesanas.

No dia 24 de fevereiro, abordou-se o tema “Catequese e Comunidade”… Um tema que não se fecha no nosso pequeno mundo, pois, hoje em dia, fala-se muito de comunidade paroquial, vicarial, diocesana e universal.

A formação iniciou-se com uma apresentação/reflexão sobre a importância dos Salmos na oração pessoal e comunitária. Os salmos, segundo o Cardeal Martini, “nascem da experiência quotidiana de um povo” e “descrevem a amizade de Deus com os homens”. “Ainda hoje os recitamos porque, neles, Deus nos fala e nos faz falar, isto é, Deus ensina-nos a falar com Deus.”

Os Salmos são usados, como oração, em momentos de particular tensão espiritual ou de grande sofrimento, em momentos de tranquilidade, de agradecimento ou quando estamos preocupados. Em conclusão, os Salmos são orações que estão sempre disponíveis para serem rezadas e nos porem a falar de/com Deus.

Após a conclusão da reflexão sobre os salmos, unimo-nos, em oração, com toda a comunidade católica, rezando as Laudes.

A ação catequética encontra o seu lugar na comunidade eclesial

O tema “Catequese e Comunidade” desenvolveu-se, em reflexão e diálogo partilhados, partindo de quatro grandes eixos, a saber: o que é preciso para se ser comunidade; a opção comunitária na pastoral catequética; a catequese comunitária: características e perspetivas; e uma nova figura do catequista-animador.

A vivência no grupo de catequese deve ser vista como uma verdadeira experiência comunitária de Igreja que se vai alargando e inserindo o catequizando noutras experiências comunitárias: a paróquia, a vigararia, a diocese e a Igreja Universal. Para muitos catequizandos, o grupo da catequese é a primeira e mais próxima experiência de Igreja que têm ou terão.

Assim, para se ser comunidade, é necessário que o Evangelho seja a pedra basilar, bem como a comunhão eclesial. Uma comunidade deve ser sinal visível da caridade, da fraternidade, do ministério da palavra e da celebração da fé, integrando, ainda, harmoniosamente os diversos carismas e ministérios, gerando novos membros e promovendo a vocação e o impulso missionário da Igreja.

Enquanto comunidade humana, a catequese está sujeita a conflitos, devendo geri-los, tendo em conta critérios como a fé, o amor e a construção da comunidade. O Diretório Geral de Catequese marca o sentido de uma verdadeira opção comunitária na catequese atual, referindo-a como condição, lugar, sujeito, objeto e meta da catequese.

A ação catequética encontra o seu lugar natural e fundamental no ambiente da comunidade eclesial, sendo ela própria o verdadeiro sujeito da catequese. A comunidade é um pressuposto importante para que a catequese atinja a sua finalidade, mas também é verdade que a própria catequese constrói a comunidade e acompanha o seu crescimento. A catequese possibilita a iniciação de novos membros na vida da Igreja, levando-os a integrar-se gradualmente.

Na catequese aprofundam-se e vivem-se experiências de fé pessoal e comunitária, integrando-se a mensagem cristã nessas experiências e possibilitando a inculturação da experiência cristã na vida dos catequizandos. Com a catequese pretende-se que cada catequizando caminhe, responsável e ativamente, um caminho cristão para uma comunhão íntima com Jesus Cristo.

Um catequista comunitário deve ser relacional, revelando competências nas áreas do acolhimento, abertura, mantendo relações profundas de amizade, influenciado e deixando-se influenciar pela comunidade.

“Este curso tem sido uma mais-valia”

Este curso tem sido uma mais-valia para todos aqueles que o têm frequentado, pois ajuda a refletir, partilhar, obter novas ideias e usá-las no desempenho da sua missão enquanto corresponsáveis com o sacerdote por uma das áreas mais importantes das comunidades… a formação/educação cristã das crianças e dos adolescentes da sua comunidade.

A próxima e última formação para coordenadores, no âmbito deste “Curso de Coordenadores de Catequese Paroquial 2017/2018” acontecerá no próximo dia 14 de abril, tendo como tema “Coordenação e itinerário da fé”.

Artur Barros, Coordenador da catequese paroquial de Vale de Milhaços

01 de Março de 2018