Semana Cáritas iniciou em Azeitão e termina no Feijó. Hoje começa o Peditório Nacional

20180301-Semana-Caritas-2018-inicio-03

Hoje, dia 01 de março, começa o Peditório Nacional da Cáritas que se prolonga até ao próximo Domingo, 04 de março, dia em que encerra a Semana Nacional Cáritas. Em Setúbal, nessa data, o Bispo diocesano celebrará Eucaristia na Igreja de São José Operário, no Feijó.

O início desta semana dedicada ao tema “Uma Só Família Humana, Cuidar da casa Comum” foi assinalado, no passado domingo, dia 25 de março. Na Igreja de São Lourenço em Azeitão, a Eucaristia de abertura da Semana Cáritas na Diocese de Setúbal contou com a presença dos órgãos dirigentes da Cáritas Diocesana e foi presidida pelo Vigário da Pastoral, Padre Luís Ferreira.

Na ocasião, a Cáritas Diocesana, unindo-se à partilha fraterna de bens alimentares e outros que é feita na comunidade paroquial, ofereceu um grande cabaz para ser distribuído pelas pessoas com mais carências económicas.

O Presidente da Cáritas Diocesana, Domingos de Sousa, sublinhou que a Cáritas Diocesana, para além dos acordos de cooperação que tem com a Segurança Social nos seus cinco equipamentos sociais, presta um apoio às comunidades paroquiais que é proveniente do dinheiro que recebem das diferentes campanhas.

O peditório público nesta semana, os ofertórios que serão entregues nas Eucaristias do próximo fim de semana, a campanha de Natal ’10 milhões de estrelas’ e a consignação do IRS, são meios para angariação de dinheiro que é, todo ele, encaminhado para os mais pobres nas diferentes comunidades paroquiais. Sempre que as comunidades pedem, a Cáritas Diocesana ajuda, sabendo, naturalmente, que há comunidades com mais carência do que outras”, afirmou Domingos de Sousa.

Já o Padre Luís Ferreira, pároco de Azeitão e Vigário da Pastoral, destacou que a Cáritas é uma instituição diocesana que, em nome do Bispo, procura ajudar os que mais necessitam, fazendo-o de diversas formas e indo ao encontro das maiores necessidades em cada momento.

“A celebração desta Semana Cáritas na Quaresma – assinalou – é para todos nós um apelo. Cada um de nós é chamado a partilhar com os que mais precisam. E somos chamados a dar, não aquilo que nos sobra, mas aquilo de que mais precisamos. Dou graças a Deus por aqueles que oferecem a totalidade da sua vida a Deus nestas ações caritativas, e que são braços de Deus estendidos no mundo, como diz o Papa Francisco”.

Consulte, abaixo o programa da Semana Cáritas na nossa Diocese.

Semana Cáritas: Um apelo a “Cuidar da Casa Comum”

Anabela Sousa

01 de Março de 2018