Jovem de Setúbal vai participar na reunião pré-sinodal no Vaticano, representando o Escutismo Católico

20180307-Pre-Sinodal-Rui-Teixeira

Rui Teixeira, médico, escuteiro no Agrupamento 1118 São Paulo, na Diocese Setúbal, é o representante escolhido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) para participar na reunião pré-sinodal, no Vaticano, de 19 a 24 de março.

«Como dirigente do tem elegido a educação para a paz como um dos seus lemas. Atualmente é formador de dirigentes e, para além do seu contributo a nível local, colabora nas equipas nacionais do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Tem representado o CNE na CICE. É também coordenador e animador de um grupo paroquial de jovens. Médico de formação e docente universitário, está dedicado ao ensino e à formação das novas gerações em toda a sua extensão e riqueza. Nos contextos onde vive, deseja reiterar a importância da formação dos leigos para uma vivência autêntica da proposta de Cristo na Igreja de hoje», informa a Conferência Episcopal, em comunicado.

A ele juntam-se outros dois jovens, Joana Serôdio, de Coimbra, representando a Conferência Episcopal Portuguesa, e Tomás Virtuoso, de Lisboa, que representará as Equipas Jovens de Nossa Senhora.

Em outubro de 2017, no final da audiência pública semanal do Papa, Francisco anunciou a realização de um encontro com jovens de todo o mundo, crentes e não crentes, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2018.

Esta iniciativa responde ao desejo anteriormente manifestado pelo Papa de envolver o maior número possível de jovens na preparação na próxima assembleia sinodal, marcada para outubro de 2018, tendo como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

Leia, toda a notícia, na Agência Ecclesia e na Família Cristã.

Igreja: Três jovens de Portugal vão participar na reunião pré-sinodal no Vaticano

AS (com Agência Ecclesia e Família Cristã)

07 de Março de 2018