“Com um Arco-Íris no Coração” – Cursilho de Cristandade 133.º Homens

20180315-Cursilho-133-Homens

O Senhor chamou mais trabalhadores para a sua vinha! Realizou-se na Diocese de Setúbal mais um Cursilho de Homens: o 133.º. Entre os dias 8 e 11 de Março, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, 14 homens, provindos de toda a Diocese (das suas sete vigararias), tiveram a coragem de dizer “sim” ao chamamento de Jesus Cristo, e de manifestar o propósito de permanecer no Seu Amor, na Misericórdia do Pai, no ardor do Espírito Santo.

A direcção espiritual do Cursilho foi confiada ao Padre Miguel Alves e ao Padre António Estevão.  Foi reitor do Cursilho Olivério Jorge, e vice-reitor, Ricardo Rodrigues.

De início os novos evidenciavam a sua curiosidade e expectativa, que pronto deu lugar à surpresa agradável, a que se seguiram fortes emoções que culminaram no enlevo de todos se descobrirem amados por Cristo.  Foi com atenção e interesse que se escutaram as meditações e os rollos. Foi com entusiasmo e emoção que os valentes tomaram conhecimento das centenas de intendências que, os irmãos da Diocese e de outras paragens, fizeram pelo sucesso do Cursilho. Foi com muita animação que se cantou repetidamente o “De Colores”, “em todos os idiomas do mundo”.

E enquanto no exterior chovia torrencialmente, no interior da Casa de Santa Rafaela só se sentia o calor da vivência do Cursilho.E tal como a chuva veio renovar a terra ressequida, o encontro com Nosso Senhor no Sacrário renovou as nossas almas.

Encerramento na Igreja de Santa Maria, no Barreiro

O encerramento decorreu na Igreja de Santa Maria, no Barreiro.  Ali entrámos resplandecentes em júbilo, irmanados, sacerdotes e leigos, novos e equipa reitora, na mesma felicidade que só o encontro com Jesus Cristo motiva. Tivemos a grande alegria de ser recebidos pelos irmãos e pelas famílias que nos quiseram manifestar o seu regozijo.

Os novos ganharam coragem para partilhar com os presentes aquilo que estavam a vivenciar. Alguns irmãos mais antigos fizeram entusiásticas partilhas. E o Padre José Lobato, Vigário Geral, presente em representação do Bispo de Setubal, a todos dirigiu inspiradoras palavras.

Porque “tudo está previsto”, o domingo do encerramento coincidiu com o quarto domingo da Quaresma, que nem de propósito é o “domingo da alegria”! E quando saíamos de Santa Rafaela em direcção à Igreja de Santa Maria era bem visível no firmamento um enorme arco-íris, como que a marcar o rumo para o quarto dia dos novos.  E assim terminámos todos o Cursilho: com um arco-íris no coração.

Glória ao Pai, Glória ao Filho e Glória ao Espírito Santo, para todo o sempre.

Texto: Fernando Jacob, cursista da Paróquia da Sobreda
Foto: João Marreiros