Jornada dos Adolescentes: “O que é que cada um de vós vai dar à Igreja de Setúbal?”

20180317-Jornada-Adolescentes-12

No passado dia 10 de março realizou-se, na Igreja da Torre da Marinha (Arrentela, vigararia do Seixal), a Jornada dos Adolescentes subordinada ao tema “Família: Alegria do amor”, onde participaram cerca de quinhentos jovens e mais de cem catequistas. O Bispo diocesano, D. José Ornelas presidiu à Eucaristia que encerrou um dia cheio de atividades.

Na homilia, o Prelado interpelou os adolescentes: “Se a minha família tem dificuldades… O que é que eu vou dar? Na família? Na escola? Com os colegas? E à Igreja de Setúbal? O que é que cada um de vós vai dar? Não podem passar o mundo à boleia. Sejam motores e tenham capacidade de sonhar, mas sonhem acordados. O mundo, a vossa família, precisa de vós!”

“Nunca deixem de sonhar a vossa vida. Não tenham medo de sonhar alto – disse, ainda, D. José Ornelas – Jesus, aos discípulos, nunca tirou um centímetro à fasquia. Que o Senhor nos ajude a ter sonhos de vida, a fazer os sonhos com Ele”.

“Transmitimos a mensagem e semeámos o futuro da nossa Diocese”

Sara Trindade, catequista da Paróquia do Castelo de Sesimbra (Corredoura) esteve presente neste dia e deixou-nos o seu testemunho:

As Jornadas de Adolescentes são um ponto alto do ano de catequese. Esta atividade faz-nos sentir em Igreja, onde todos temos lugar. Desde os adolescentes que compõem cada equipa, passando pelas dezenas de catequistas envolvidos, pelo grande empenho do nosso secretariado diocesano de catequese e pela presença desafiante do nosso Bispo.

Ver a emoção nos rostos inquietos dos adolescentes ao inicio da manhã que ao longo da atividade se vão transformando… vai crescendo alegria, a partilha, o conhecimento. Este dia foi uma oportunidade para parar e refletir sobre a “Família: Alegria do amor”. Uma das grandes riquezas foi a forma diversificada como o tema foi trabalhado nos vários pontos, experimentando, refletindo e brincando.

Chegar ao final da atividade e ouvir os adolescentes dizer que valeu mesmo a pena terem vindo, faz-nos acreditar que transmitimos a mensagem e que semeámos o futuro da nossa Diocese.

Despedimo-nos com um “até p’ró ano” quer faça chuva, quer faça sol!

“As atividades conseguiram divertir-nos e transmitir sabedoria”

Também Diogo Martins, adolescente da Paróquia de Amora, refere uma experiência de encontro “construtiva.

Foi o meu primeiro ano a ir à Jornada de Adolescentes, apesar de ser o meu último ano de catequese. Foi uma experiência muito divertida e conheci pessoas novas. Tinha lá amigos de diferentes sítios e foi bom encontrá-los. A parte de conhecer pessoas novas, com amigos já conhecidos é muito giro e muito divertido.

As atividades feitas estavam muito bem organizadas tendo em conta o número de pessoas que eram. Conseguiram divertir-nos e transmitir sabedoria! Gostei muito para primeira vez! É pena que seja a última, mas voltava a repetir. Foi uma experiência muito construtiva e principalmente muito divertida.

AS com Secretariado Diocesano da Catequese

17 de Março de 2018