Padre Pedro Cerantola celebrou bodas de ouro sacerdotais

20180318-Pe-Pedro-Cerantola-50-anos-04

No dia 17 de Março celebrou-se o 50º aniversário de sacerdócio do Padre Pedro Cerantola, Missionário Scalabriniano, actualmente em missão na paróquia de Amora.

Foi com grande alegria e gratidão que toda a comunidade paroquial se uniu ao Padre Pedro Cerantola na celebração do seu 50° aniversário sacerdotal, participando na Eucaristia e num jantar partilhado seguido de convívio, agradecendo a Deus pela sua vida e o seu testemunho, desejando que o Senhor o continue a acompanhar, confirmar e animar na sua missão, junto de todos e de modo particular junto daqueles a que é chamado a servir de forma particular, os irmãos migrantes.

Nota biográfica

Nasceu a 12 de Setembro de 1942, em tempo de guerra, no Norte de Itália, na região do Veneto, em Tezze sul Brenta. É o oitavo de onze irmãos. Seus pais, João Baptista Cerantola e Teresa Cervellin, educaram-no desde pequeno numa profunda fé católica. Tinha ainda tenra idade quando dois de seus irmãos decidiram ingressar no seminário dos Missionários de São Carlos- Sacalabrinianos. Juntamente com a mãe, visitava-os com regularidade e aos poucos cresceu também nele o desejo de ser missionário.

No dia 3 de outubro de 1953, com apenas 11 anos, entrou no seminário dos Missionários Scalabrinianos, em Bassano del Grappa, Itália. Fez o noviciado em 1960 na mesma cidade e pouco depois professou os votos perpétuos. A 12 de outubro de 1967 foi ordenado diácono e cinco meses depois, a 17 de março de 1968, foi ordenado sacerdote na congregação dos Missionários Scalabrinianos. Em agosto do mesmo ano foi enviado para o Brasil, para colocar-se ao serviço de uma comunidade de origem italiana,  em Serafina Correia, no Rio Grande do Sul. Em 1972 regressou à Italia como promotor vocacional, e poucos meses depois voltou a partir para o Brasil, Sarandi.

Em Julho de 1974, numa época de convulsão em Portugal, inicia a sua missão na Paróquia de Amora, onde permaneceu até 1982. Desde então a sua missão levou-o ao serviço no Luxemburgo, na Suíça, novamente no Brasil e entre 1991 e 2000, em Pardilhó, distrito de Aveiro. Desde agosto de 2016 regressou a Portugal continuando a sua missão na paróquia de Amora.

Cláudia Espírito Santo, Paróquia de Amora

18 de Março de 2018