comprehensive-camels

Paróquia de Palhais/Santo António: Via Sacra ao vivo

20180323-Via-Sacra-Palhais

No próximo dia 30 de março, pelas 21h00, irá realizar-se a Via Sacra ao Vivo, na Paróquia de Palhais/Santo António. Este será um dos momentos fortes da Semana Santa nessa paróquia, onde cerca de 30 figurantes encenam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

A Via Sacra começa junto à Rua das Caravelas, na Quinta de São João, Palhais, e percorrerá as ruas da Quinta do Torrão e de Palhais, terminando no largo em frente à Igreja Paroquial. É um momento único de fé, onde as pessoas que aderem experimentam um espírito do caminho para o Calvário.

A Via Sacra ao Vivo insere-se na vasta e intensa programação da Semana Santa da Paróquia de Palhais/Santo António, onde a oração marca grande presença, nomeadamente através da Adoração diária do Santíssimo Sacramento, eucaristia matinal e vespertina, celebração diária do sacramento da reconciliação e oração de laudes.

Semana Santa da Paróquia de Palhais/Santo António

A Semana Santa inicia domingo, dia 25 de março, com bênção dos ramos nas eucaristias da manhã (08h30 na Vila Chã; 09h30 em Santo António da Charneca; 10h45 em Palhais e 11h30 em Coina). Às 16h00, o especialista em assuntos religiosos Carlos Evaristo estará no Salão da Igreja de Santo António para apresentar os seus estudos acerca do Sudário de Turim, do Santo Cálice e outras relíquias relacionadas com a Paixão de Jesus.

De segunda a quarta haverá celebração da eucaristia às 08h00, seguida de Adoração e Confissões. Na segunda na capela da Penalva, na terça em Coina e quarta em Palhais. À tarde, 18h00 Adoração e Confissões na Igreja de Santo António da Charneca, seguida de eucaristia, às 19h00.

Relativamente ao Tríduo Pascal, inicia com Missa Vespertina da Ceia do Senhor às 21h30 na Igreja de Santo António da Charneca, com Adoração do Santíssimo até à 01h00.

As cerimónias da Sexta-Feira Santa começam às 09h00 com oração de laudes em Palhais. Às 15h00 os cristãos são convocados para olhar para a Cruz de Cristo, nas Igrejas de Palhais e Santo António da Charneca. A Via Sacra ao Vivo tem inicio marcado para as 21h00 dessa sexta-feira, 30 de março, na Quinta de São João, Palhais.

Do programa do sábado-santo consta a oração de Laudes em Palhais, às 09h00.

Na sexta e sábado santos, às 12h00, os fiéis estarão unidos a Jesus, em adoração. Na sexta na capela da Penalva, no sábado em Coina.

A grande celebração de Páscoa tem inicio na noite de sábado, 31 de março. Às 21h30 na Igreja de Santo António da Charneca. Este ano, pela primeira vez, a Vígilia Pascal também será celebrada na pequena capela de Coina, a partir das 23h45 e final marcado para quando nascer a luz do novo dia, o dia da Ressurreição de Jesus.

No domingo à tarde, os sacerdotes passionistas irão visitar as famílias, na tradicional visita pascal.

Pe. Tiago Veloso, pároco de Palhais/Santo António

Partilhe nas redes sociais!
23 de Março de 2018