Palmela: Procissão do Senhor dos Passos

20180325-Procissao-Passos-Palmela-01

A fé e a tradição saíram à rua em Palmela na tarde de 18 de Março de 2018 para a Procissão do Senhor dos Passos, como parte integrante do tempo quaresmal da Paróquia de Santa Maria e São Pedro de Palmela. Tradição interrompida durante alguns anos, foi retomada com grande aproximação à procissão realizada nos anos 40, contou com a presença das duas bandas filarmónicas da terra e com um percurso muito semelhante.

Sob ameaça de chuva, mas com a providência divina sempre atenta, saiu da Igreja de São Pedro o andor do Senhor dos Passos, ladeado dos Bombeiros Voluntários de Palmela e por membros da Santa Casa da Misericórdia, e acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária, a Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros”, Grupo Coral Ausentes do Alentejo, cujas intervenções se deram ao longo de toda a procissão, ajudando a manter um ambiente calmo e tranquilo de oração.

O Coro da Igreja de São Pedro meditou e rezou sobre o Evangelho de São Mateus 18,21-35: “Se meu irmão me ofender, quantas vezes deverei perdoar-lhe? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Neste Evangelho, Mateus diz-nos que na comunidade cristã deve funcionar a lógica do perdão ilimitado: se essa é a lógica de Deus, terá de ser a nossa lógica, também. Se o nosso coração não bater segundo a lógica do perdão, não terá lugar para acolher a misericórdia, a bondade e o amor de Deus. Fazer a experiência do amor de Deus transforma-nos o coração e ensina-nos a amar os nossos irmãos, nomeadamente aqueles que nos ofenderam.

O encontro de Jesus com sua mãe Maria, na capela da Santa Casa da Misericórdia foi pregado pelo Pároco da Paróquia do Seixal, Padre Tiago Ribeiro e Pinto a convite do Pároco de Palmela, Padre José Miguel Joaquim. No regresso à Igreja Matriz a comunidade recitou o terço da Misericórdia, terço baseado nas visões que Santa Faustina recebeu de Jesus Cristo em 1935.

Conceição Lopes, paroquiana de Palmela

27 de Março de 2018