D. José Ornelas celebrou a Páscoa da Ressurreição do Senhor no Bairro do 2.º Torrão

A Missa da Ressurreição do Senhor, no Domingo de Páscoa, presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas, realizou-se no Bairro do 2.º Torrão, na Trafaria, comunidade para a qual reverte parte da renúncia quaresmal deste ano.

[Se não entregou a sua renúncia quaresmal, ainda poderá fazê-lo. Basta, para isso, que se dirija à sua Paróquia e fale com o pároco.]

Há um ano atrás, D. José Ornelas visitou pela primeira vez aquela comunidade e, a partir dessa data, passou ali a celebrar-se Eucaristia semanal, para além da catequese assegurada por um grupo de voluntários. Um ano depois, o Bispo diocesano regressou para voltar a celebrar a Páscoa naquele bairro “de muitas barracas” e “de elevadas dificuldades sociais”.

O Padre Pedro Quintela, vigário paroquial de Trafaria e que tem acompanhado a missão no Bairro do 2.º Torrão, bem como o pároco, Padre João Luís Paixão, estiveram presentes e concelebram, acompanhados por outros sacerdotes.

Na homilia, o Prelado sublinhou a evolução positiva que tem sentido no crescimento de encontro com Jesus que tem acontecido naquele lugar. “Jesus, que caminha connosco – disse – está a fazer uma paragem aqui. Queremos construir aqui um lugar modesto onde possamos encontrar Jesus e onde se possa dizer a outros que venham e se encontrem, também, com Jesus, deixando que Ele nos explique as escrituras como explicou aos discípulos no caminho de Emaús”.

Considerando as condições difíceis em que vivem cerca de 3500 pessoas daquele bairro, D. José Ornelas exortou: “Não deixem cair os braços perante as dificuldades. Jesus caminha connosco para não perdemos a coragem. É preciso ter casas dignas e emprego que nos dê capacidade de viver, mas não é só isso que é preciso. É preciso, também, que nos deixemos inspirar pela Palavra de Deus, pelo pão que Ele parte para nós”.

No final da celebração, D. José Ornelas deu a bênção a todos quantos desejaram.

Leia, em seguida, as breves notícias das duas últimas visitas de D. José Ornelas ao Bairro do 2.º Torrão.

Domingo de Páscoa: Deus da liberdade, da dignidade e da vida

Bairro do 2.º Torrão na Trafaria: D. José Ornelas celebrou Eucaristia na comunidade

AS

02 de Abril de 2018