Cáritas: Conselho Geral da Cáritas Portuguesa realiza-se em Setúbal

Caritas_Setubal

Realiza-se este ano, pela primeira vez, em Setúbal, o Conselho Geral da Cáritas Portuguesa. O primeiro conselho Geral do ano, há vários anos que se realiza numa diocese diferente, tendo em vista aproximar mais a Cáritas Portuguesa da realidade das Cáritas Diocesanas e aproximar mais, também, as Cáritas Diocesanas entre si, conhecendo assim realidades diferentes em dioceses diferentes também, embora com muito em comum.

O segundo Conselho Geral realiza-se em Novembro em Fátima. São dois momentos previstos nos Estatutos que reúnem as vinte Cáritas Diocesanas com a Cáritas Portuguesa.

Este evento permite, também, aproximar mais a rede Cáritas do país, ao fazê-lo em dioceses diferentes, porque desperta a atenção das pessoas para a Cáritas. Este ano por razões especiais o programa teve de ser um pouco ajustado, o que quer dizer torná-lo mais curto.

Privilegiaram-se os aspectos estatuários e os temas que são estruturantes na vida Cáritas em Portugal, tais como avaliação dos projectos e programas nacionais, A campanha dos incêndios, análise e votação do Relatório de actividades, análise e votação Balanço e Demonstração de resultados.

São de referir outros temas não estatutários e que não fazem parte dos programas e campanhas, tais como o a plataforma nacional do Observatório da Pobreza.

Os trabalhos iniciam-se na sexta-feira dia 13 de abril, em cuja cerimónia de abertura estará presente o D. José Ornelas, Bispo da Diocese de acolhimento.

No dia 14 os trabalhos já serão presididos pelo Senhor Dom José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Neste dia será dada posse da nova comissão permanente da Cáritas Portuguesa, que será eleita na véspera, após o início dos trabalhos.

Os trabalhos encerram-se oficialmente no sábado, 14 de abril, às 18 horas com leitura e aprovação das conclusões e a Eucaristia, na Igreja de São Paulo, em Setúbal, presidida por D. José Ornelas, Bispo da Diocese de Setúbal.

Eng.º Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

11 de Abril de 2018