Palhais/Santo António: Exposição “Catequese dos Santos”

20180416-Palhais-Exposicao-Santos

Durante duas semanas esteve aberta, na Paróquia de Palhais/Santo António (Barreiro) uma exposição de trabalhos elaborados pelas crianças e jovens da catequese, com o tema “Catequese dos Santos”.

A ideia surgiu no início do ano catequético, quando foi sugerido aos catequistas trabalharem um santo nas suas catequeses, uma espécie de padroeiro para cada volume.

Os catequistas aderiram, e as crianças puseram mãos à obra. E que obra! Trabalhos de 11 santos, entre eles, São João Bosco, São Gabriel das Dores, Santa Jacinta, São Francisco e Santa Bernardete, bem conhecidos, e outros nem tanto, como o caso de Carlo Acutis, Domingos Sávio, Pier Giorgio Frassati, Gianna Beretta Molla, Alexia González-Barros, Chiara Badano (ainda não canonizados).

O objetivo deste projecto era mostrar às crianças e jovens o convite concreto que o Senhor tem para cada um de nós, ser Santos, e que esse convite é extensível a todos, sem exceção.

Esta exposição aconteceu na mesma semana em que o Papa Francisco publicou uma exortação apostólica dedicada à “santidade no mundo contemporâneo”, Gaudete et Exsultate.

A exposição foi um sucesso, e abriu as mentes dos mais novos a este convite tão desafiante, que é, SER SANTO!

Diogo Figueiredo, Paróquia de Palhais/Santo António

16 de Abril de 2018