comprehensive-camels

Curso de Coordenadores Paroquiais de Catequese chegou ao fim

20180421-Catequese-Formacao-Coordenadores

Ocorreu no passado dia 14 de abril, no auditório da Cúria Diocesana, a última sessão formativa do Curso de Coordenadores Paroquiais de Catequese. Nesta sessão final, com o tema Coordenação e Itinerário Catequético, olhou-se em primeiro lugar para a realidade da catequese de hoje como o espaço vital para educar para a fé, considerando a fé como um elemento dinâmico e como atitude global de qualquer discípulo de Jesus.

Considerando um itinerário de fé, quer de iniciação cristã, quer de cristãos iniciados, apresentou-se diversos elementos de discernimento da maturidade da fé, tendo presente o processo de transformação (ou conversão) a nível cognitivo, afetivo e operativo e que leva a pessoa a viver como Homem Novo.

Estabelecidos estes critérios de avaliação ou de escrutínio, explorou-se a temática do catequista no próprio caminho de maturidade cristã, apresentando-o como um mediador crucial do encontro com Jesus: alguém da comunidade eclesial chamado que é discípulo e que faz discípulos. A sessão terminou identificando alguns sinais de renovação na nossa Catequese de Infância e Adolescência atual, identificando aspetos que merecem uma conversão.

Mais de vinte paróquias presentes no primeiro curso

O Curso foi o primeiro do género na nossa diocese e consistiu em seis sessões de três horas cada, nas quais se explorou o lugar da Coordenação de Catequese Paroquial na sua programação de início do ano pastoral, na sua relação com a comunidade, os catequistas e os pais dos catequizandos, na gestão e discernimento da catequese em geral e do itinerário de fé. Participaram catequistas oriundos de equipas de coordenação de mais de vinte paróquias.

Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano de Catequese

Partilhe nas redes sociais!
21 de Abril de 2018