Despertar da Fé refletiu o Batismo e a iniciação da oração

20180421-Despertar-Fe-02

A sessão formativa do Despertar da Fé teve como o fundo o rio Tejo na passada tarde do dia 18 de abril, pois realizou-se no nosso Seminário Diocesano de Almada, e intitulou-se “Água, Vida e Maria”.

Contou-se com a presença do Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal da Pastoral, para nos falar acerca do significado do rito baptismal, os símbolos associados e os efeitos do sacramento, partindo de uma homilia do Papa São João Paulo II e do Papa Francisco.

Após um intervalo, o diretor do Secretariado da Catequese, Padre Rui Gouveia, apresentou os elementos de força na iniciação à oração das crianças dos 1 a 6 anos, focando a necessidade de ser uma oração realista na linguagem e gestos, que parte sempre do real para o transcendente.

Participaram mais de trinta agentes educativos das Instituições Particulares de Solidariedade Social diocesanas e foi a última sessão formativa deste ano pastoral. O calendário do próximo ano será divulgado oportunamente.

Clique, nas imagens abaixo, para consultar os seguintes documentos:

• Apresentação “Despertar da Fé”: Iniciar a oração dos 01 aos 06 anos;
  • Homilia do Papa João Paulo II sobre o Batismo (Janeiro de 2001);
  • Catequese do Papa Francisco sobre o Batismo (Abril de 2018).

Padre Rui Gouveia, Diretor do Secretariado Diocesano de Catequese

21 de Abril de 2018