“Com Arte e com Alma”: Última sessão realiza-se em Alhos Vedros

20180426-Arte-Alma-Alhos-Vedros-01

A histórica igreja de São Lourenço de Alhos Vedros acolherá, no próximo dia 8 de maio de 2018, pelas 21h15, a 7ª e última sessão do ciclo de conferências/conversas “Com Arte e com Alma. Serões com o nosso Património” (2ª edição). A história da igreja paroquial e do conjunto de azulejos barrocos que a integra serão os temas das comunicações a apresentar nesta sessão.

A primeira intervenção da noite intitula-se “Igreja de São Lourenço de Alhos Vedros. Algumas notas históricas” e será proferida pelo padre Carlos F. Póvoa Alves. Pároco de Alhos Vedros desde 1969, foi professor de História do 2º ciclo e é um conhecedor desta igreja e da história local, tendo publicado, entre outros textos, o livro “Subsídios para a história de Alhos Vedros” (em duas partes).

Seguidamente, a Prof. Doutora Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara apresentará a comunicação  “O azulejo como ornamento barroco: Espaço e figuração na igreja de São Lourenço de Alhos Vedros (Moita)”, onde procurará analisar e dar a conhecer o programa iconográfico da Igreja de Alhos Vedros, avaliando a sua integração no espaço da igreja e  descodificando leituras. A investigadora abordará ainda a temática do azulejo enquanto agente modificador do espaço edificado, a sua interpretação enquanto obra de arte, objeto artístico e documento histórico, entre outras questões.

Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara é Historiadora de Arte, tendo-se doutorado em História de Arte Moderna na Universidade Aberta, onde é Professora Auxiliar e vice-coordenadora do Mestrado em Estudos do Património. É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora. Tem como principais áreas de trabalho os séculos XVII  e XVIII nas Artes Decorativas, Iconografia, Cenografia, Arquitetura civil e História Urbana, destacando-se a Azulejaria. Neste âmbito tem publicado diversos estudos e livros e realizado conferências no estrangeiro e em Portugal.

A sessão, de entrada livre, terá lugar no próximo dia 8 de maio de 2018, pelas 21h15, na igreja de São Lourenço de Alhos Vedros.

Mais informações:

26 de Abril de 2018