Jogos da Primavera: “O Escuteiro tem Jesus e anuncia-O”

20180128-Jogos-Primavera-09

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) na região de Setúbal celebrou, no passado sábado, dia 28 de abril, o seu patrono, São Jorge, nos já tradicionais Jogos da Primavera. Um dia coroado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que desafiou todos os Agrupamentos da região a estarem presentes, no dia 31 de maio, na Procissão do Corpo de Deus, na cidade sadina.

Em breves palavras dirigidas aos Escuteiros presentes, que ao longo do dia chegaram a ser 3700, o Bispo de Setúbal afirmou que “o Escutismo Católico se faz na descoberta de Deus” e que cada um dos jovens é convidado a “descobrir e aceitar o projeto de Deus que vem ao seu encontro”.

D. José Ornelas alertou, ainda, que a descoberta deste caminho não se faz sozinho, mas em Igreja: “A Igreja é o lugar onde nos reunimos. E todos contamos convosco, em cada uma das vossas paróquias e comunidades. Juntos cuidaremos deste mundo, daqueles que mais precisam e que vivem oprimidos”.

Por último, o Prelado convidou os Escuteiros a dar testemunho da sua fé, levando ao mundo o bem que é Jesus, para construir um mundo novo: “O escuteiro não se resigna ao mundo. Tem um Chefe, uma Estrela, um Guia. Tem Jesus e anuncia-O. Não fica preso à tecnologia, a olhar para o telemóvel”.

Um desafio do Bispo de Setúbal para 31 de maio

Ao encerrar os jogos, Ana Margarida Chagas, Chefe Regional do CNE em Setúbal, relembrou o desafio que deu tema aos Jogos da Primavera deste ano – “O futuro és tu” – e disse: “Esta palavra é para cada um. Acreditem que podem ser o futuro do CNE, da região. Continuem a acreditar que podem ser o futuro, e que construirão um mundo melhor fazendo, todos os dias, boas obras”.

Já o Bispo diocesano deixou um desafio final: “O nosso Comandante-Chefe é Jesus e cada um de nós está aqui para O servir, desde os mais pequeninos aos mais velhos. É por isso que vos quero deixar um desafio: Que no dia 31 de maio, na Procissão do Corpo de Deus, em Setúbal, todos os Agrupamentos se façam representar. É uma procissão única na Diocese, num dia em que saímos à rua para anunciar o Senhor que temos no coração”.

De sublinhas, ainda, que o valor recolhido no ofertório da celebração eucarística foi enviado para um projeto de reflorestação em Castanheira de Pera, promovido pela Associação Médicos do Mundo.

Texto: Anabela Sousa
Fotografias: Ricardo Perna