Cerca de 100 pessoas reuniram-se na Igreja de N.ª Sr.ª da Anunciada, no passado dia 27 de abril, para ouvir Nicoletta Laura Dobrescu que proferiu a conferência “Luz na Escuridão – uma leitura teológica do ícone ortodoxo da Ressurreição”. Organizada pela Paróquia de Nª Srª da Anunciada em colaboração com a Paróquia Ortodoxa Romena de Setúbal, contou com o apoio da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal.
Nicoletta Laura Dobrescu nasceu em Moreni, Roménia, em 1978. Licenciou-se em Teologia e Filologia pela Universidade `Lucian Blaga` de Sibiu. Concluiu o Doutoramento em Filologia pela mesma Universidade, onde desenvolveu o seu trabalho de investigação sobre a iconografia ortodoxa e a poesia religiosa romena.
Desde 2008 vive em Portugal. É licenciada em Estudos Ingleses pela Universidade de Lisboa e mestre em Ensino de Inglês e Francês pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalha na área do ensino de Inglês. Pertence à paróquia Ortodoxa Romena em Setúbal que se reúne na Igreja de N.ª Sr.ª da Saúde, Paróquia da Anunciada.
A teóloga percorreu, com os presentes, os principais ícones ortodoxos com o tema da ressurreição. Ensinando a ler as personagens que normalmente são representadas nas composições, falou da importância da distribuição dos elementos, da cor, da luz e da sombra neste tipo de pintura.
Ao mesmo tempo que se adentrava nas composições que iam surgindo para a contemplação dos presentes, a oradora foi também explicando que aquilo que se vê num ícone não é apenas uma composição gráfica, mas é, acima de tudo, a teologia da Igreja que ali se expõe. Na verdade um ícone é a teologia rezada e pintada, por isso, um ícone é sempre uma obra da Igreja, sendo por isso raro encontrar ícones assinados.
O Grupo Coral Juvenil de N.ª Sr.ª da Conceição. sob a direção da maestrina Susana Santos, marcou presença cabendo-lhes dar início ao serão com música sacra de gosto juvenil.
Comissão Diocesana de Arte Sacra