Bairro do 2.º Torrão: “O Senhor está connosco e, através do olhar maternal de Maria, dá-nos o Seu alento”

No passado dia 30 de abril realizou-se, no Bairro do 2.º Torrão, na Trafaria, uma procissão mariana que começou na Cova do Vapor. Dois bairros vizinhos iluminados pela devoção a Nossa Senhora, ali, junto ao mar da Caparica. No final foi inaugurado um monumento a Nossa Senhora de Fátima que assinalou, de forma simbólica, o culminar de uma missão de 5 dias que decorreu de 27 de abril a 01 de maio.

Um momento vivido, de forma especial, pelos moradores do Bairro, mas também por todos os aqueles que, ao longo do último ano ali, têm entregue o seu tempo à evangelização e formação da comunidade cristã. Entre bairros, foi a oração do terço que marcou os passos do caminho para que, à chegada ao Bairro do 2.º Torrão, se iluminasse a imagem de Nossa Senhora de Fátima no alto de um grande pedestal.

“Esta imagem aqui colocada – disse o Padre Pedro Quintela, responsável pelo desenvolvimento da atividade pastoral no Bairro do 2.º Torrão – é um sinal de bênção para o Bairro. É um sinal de que, apesar dificuldades e lutas de todos os dias, da precariedade, do desemprego, o Senhor está connosco e, através do olhar maternal de Maria, dá-nos o Seu alento”.

Aquela imagem é, também, uma marca do local onde, regularmente, se celebra Eucaristia, e onde se procura construir uma capela para que a comunidade católica do Bairro do 2.º Torrão ali se possa encontrar e celebrar a sua fé. Recorde-se que parte da Renúncia Quaresmal deste ano de 2018 contribuirá para a construção deste espaço.

No final da procissão houve lugar para dois testemunhos: um do seminarista Cláudio Rodrigues e outro do casal Helga e Mateus, do Caminho Neocatecumenal. Originário da Quasi-Paróquia de São Francisco Xavier, no Monte da Caparica, Cláudio Rodrigues afirmou que a sua partilha, naquela noite, foi uma questão de gratidão: “Não sou melhor nem mais capaz do que cada um de vós que aqui está nesta noite, mas encontrei, em Jesus, a razão da minha existência, e isso mudou completamente a minha vida”.

A terminar, pedindo a bênção de Nossa Senhora, todos rezaram a oração de consagração do Bairro do 2.º Torrão, confiando-se à proteção maternal de Maria.

AS

03 de Maio de 2018