Livro do mês do Centro de Documentação: 20 anos da Igreja Nossa Senhora de Fátima

20180504-Igreja-Cova-Piedade

No âmbito do 20º aniversário da edificação da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, vimos neste mês apresentar um dos documentos redigidos pelo Padre Ricardo Gameiro sobre a génese desta obra, que este registou para fazer “memória” às gerações vindouras, como bom “arquivista” que era e homem ligado à História. Este documento pertencente ao acervo documental da Paróquia da Cova da Piedade foi intitulado de: “Anotações sobre a Inauguração da Igreja Nova e Historial da sua Construção”.

Neste documento há uma cronologia delineando as principais datas históricas relativas à construção da nova Igreja e do Centro Comunitário, entre as quais, se destacam as seguintes datas: no ano de 1982 é feito o primeiro anúncio, à comunidade paroquial, da intenção da construção de uma nova Igreja, no Loteamento da Quinta de S. Simão, terrenos cedidos pela família Costeira e família Almeida; entre os anos de 1983 e 1984 realizam-se os restauros da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, sede da Paróquia; no ano de 1985 faz-se a mobilização de angariação de fundos para a construção da nova Igreja e do Centro Comunitário; a 13 de setembro de 1993, a Câmara Municipal de Almada entrega o documento de doação do terreno para a construção da nova Igreja e do Centro Comunitário.

A 22 de maio de 1993 ocorre a primeira visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Cova da Piedade e, consequentemente, o Conselho Pastoral Paroquial escolhe-a como a Padroeira da futura Igreja; em maio, do ano seguinte, é então celebrada uma missa campal no terreno da nova Igreja.

Em 1995 ocorre, finalmente, a aprovação do projeto e da candidatura da obra ao PIDDAC/95, assim como o apoio financeiro do FEDER. A 2 de julho de 1996 faz-se a bênção da 1ª pedra e missa campal celebrada pelo Bispo de Setúbal. Ainda nesse ano, ocorre a assinatura do contrato para a construção da nova Igreja e Centro Comunitário entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Paróquia da Cova da Piedade e a Soenvil.

Entre 1996 e 1997 a obra decorreu dentro dos prazos definidos e, finalmente, a 3 de maio de 1998, depois de um longo caminho de doze anos, sempre pautado pela esperança, o sonho torna-se realidade e é consumada a inauguração, bênção e dedicação da Nova Igreja – a Nossa Senhora de Fátima, num cerimonial litúrgico presidido pelo Bispo de Setúbal. Esta cerimónia contou, para além de todo o povo cristão piedense, com a presença de inúmeros membros do Clero da Diocese de Setúbal, do Reitor do Santuário Mariano e de várias individualidades, como o Secretário de Estado da Administração Local, o Governador Civil de Setúbal, a Presidente da Câmara Municipal de Almada e os outros representantes de diversas Entidades oficiais.

Este projeto de arquitetura religiosa, dedicado a Nossa Senhora de Fátima, esteve a cargo dos arquitetos Fernando Ziegler e Eugénia Silveira, assim como da escultora Tereza Frazão, a execução das imagens sacras e vitrais. Quanto à decoração interior foi confiada à Ana Luísa Caixas e ao Pe. Jorge Filipe Cabral que “viveram de forma muito especial a epopeia maravilhosa desta linda Igreja” como referiu o Sr. Padre Ricardo no seu discurso de agradecimento aquando da inauguração deste templo. Terminando, com estas palavras a sua homilia “Sentimos que construímos uma Igreja que é a morada de Deus e uma digna habitação para os homens”.

Alexandra Figueiredo, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família (Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro)

Nota: O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos. Mais informações, aqui.

04 de Maio de 2018