Charneca de Caparica: Receção, bênção e coroação da imagem de Nossa Senhora da Rosa

20180513-Charneca-Imagem-Sra-Rosa-03

No passado Domingo, dia 13 de Maio, Solenidade da Ascensão e dia tradicional da Festa de Nossa Senhora de Fátima, a Paróquia da Charneca de Caparica recebeu a imagem da Titular da sua futura Igreja, Nossa Senhora da Rosa.

O modelo da imagem foi escolhido por votação popular no passado mês de Dezembro por mais de 700 pessoas, tendo sido a imagem adjudicada à Casa de Arte Sacra de Fânzeres, em Gondomar, que a esculpiu e preparou primorosamente. Tem 1,60m de altura, excluída a coroa, e ostenta na mão direita o seu atributo – a rosa dourada – e na esquerda o Menino Jesus, também Ele coroado e com o Orbe na mão. É feita em madeira de tília.

A Eucaristia Solene foi celebrada no pavilhão provisório situado ao lado do terreno onde se prevê a implantação da futura Igreja, e que foi pavimentado propositadamente a tempo do acto solene. Ali se procedeu à bênção e coração da imagem pelo Pároco, Pe. Francisco Mendes, e perante cerca de 600 pessoas. Também se celebrou o primeiro baptismo naquele espaço, o que foi ainda outro motivo de júbilo para Comunidade da Charneca.

No fim, os membros dos conselhos assinaram a ata que perpetua o momento.

Texto: Padre Francisco Mendes, pároco da Charneca de Caparica
Fotos: Ricardo Perna