Crismas na Sé de Setúbal: “A Igreja de Setúbal precisa de ser uma Igreja missionária”

20180520-Crismas-Se-03

Neste Domingo de Pentecostes, dia 20 de maio, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à Eucaristia na Sé onde crismou 78 jovens e adultos provenientes de diversas paróquias da cidade e de outras zonas da diocese. Na ocasião, o Prelado manifestou a sua alegria por acolher, na igreja-mãe da Diocese, os 78 crismandos para lhes conceder o dom do Espírito Santo.

“É uma alegria para mim, e para a Igreja de Setúbal, receber-vos aqui, na nossa Catedral. É a Igreja que recebe a vossa vontade de estar ao serviço Evangelho, para que a fé que recebemos não fique dentro destas paredes, mas transborde para as nossas vidas, famílias, para a nossa cidade, para o mundo”, afirmou D. José Ornelas.

Ainda na homilia, o Bispo de Setúbal lembrou que “Jesus, morto e ressuscitado, acompanha sempre a Sua Igreja e que continua, hoje, a soprar sobre cada um de nós o Seu Espírito”.

“No Batismo – disse – cada um de nós recebe Deus como Pai, sendo filhos e filhas muito amados por Deus. No sacramento da Confirmação assumimos a condição de discípulos do Senhor Jesus para anunciar o Seu Evangelho ao mundo. Isso é o que faz o Espírito do Senhor: tornar-nos mãos de Deus estendidas para o mundo”.

“Não tenham medo porque o Espírito do Senhor está sempre convosco”

O Prelado pediu ainda que os novos crismados não se afastassem da comunidade, mas contribuíssem para a tornar “mais justa, atraente e misericordiosa”: “Há um só Espírito e é Ele que faz com que, sendo diferentes, construamos a Igreja. Temos origens e capacidades diferentes, mas estamos todos ao serviço da mesma Igreja. Convido cada um, com o que tem, a pô-lo ao serviço da comunidade nas mais diversas missões”.

Por último, D. José Ornelas referiu que a missão específica do crismado é levar o Evangelho ao mundo: “A Igreja de Setúbal precisa de ser uma Igreja missionária. E conta convosco para estar ao serviço do Evangelho da vida e da justiça, assumindo o vosso compromisso na família, na comunidade, na cidade e no mundo. E não tenham medo, porque o Espírito do Senhor está sempre convosco”.

Da vigararia de Setúbal estiveram foram crismados jovens e adultos provenientes de seis paróquias: Santa Maria da Graça e São Julião, São José, São Paulo, São Sebastião; Nossa Senhora da Conceição; e Faralhão e Praias do Sado.

Da vigararia do Seixal foi crismado, também, um grupo proveniente da Paróquia de Miratejo/Laranjeiro.

AS

20 de Maio de 2018