comprehensive-camels

Bênção dos Finalistas – FCT 2018: “Na diversidade, criar sinergias para construir um mundo melhor”

20180526-Bencao-FCT-11

A bênção das pastas e dos finalistas, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, decorreu no passado sábado, dia 26 de maio. Organizada pela Associação de Estudantes daquela instituição, em colaboração com o Padre Pedro Quintela, responsável pela Pastoral do Ensino Superior de Almada/Caparica, a celebração foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Aos finalistas dos diversos cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Bispo de Setúbal pediu que os conhecimentos por eles adquiridos fossem colocados “ao serviço do país e do mundo”, para construir um mundo melhor.  

“Pedir a bênção para as pastas não é limitado a um grupo reduzido que diz ‘creio em Deus’, mas um convite a ultrapassar aquilo que cada um já sabe e ir além dos seus horizontes – disse D. José Ornelas – Num mundo cada vez mais complexo e diversificado, é nesta diversidade de saberes, origens e crenças que temos que ser capazes de criar sinergias e construir um mundo melhor. Esta é a tarefa que vos é lançada”.

“Hoje, a economia e as finanças remetem, muitas vezes, para a miséria da humanidade. As competências técnicas e científicas que aqui adquiristes têm que ser colocadas, de coração, ao serviço da humanidade e da relação. Sejam capazes de destruir as barreiras que se erguem e não deixem de sonhar e lutar por um mundo mais fraterno, solidário, equilibrado e em paz”, disse ainda o Bispo de Setúbal.

Gelados Fratellini, da Associação Vale de Acór, foram oferecidos aos estudantes

Nesta manhã de festa foram ainda servidos mil e duzentos gelados (Fratellini) feitos pela Associação Vale de Acór, que é presidida pelo Padre Pedro Quintela, e que foram oferecidos pela Faculdade. Uma forma de ajudar esta Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1994 no âmbito da recuperação de dependentes.

A bênção dos finalistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia, deste ano, ficou também marcada pela despedida anunciada do atual diretor, Professor Doutor Fernando Santana. “A relação com a Pastoral Universitária, permitindo esta comunhão com a Igreja na liberdade académica, muito se deve, ao longo dos últimos anos, à cortesia do Professor Santana”, afirmou na ocasião o Padre Pedro Quintela.

Também o Bispo de Setúbal deixou uma palavra de saudação ao diretor da faculdade pelo “espírito colegial” e pelo “trabalho comum” desenvolvido, conjugando o rigor da ciência com o humor e a cordialidade.

Anabela Sousa

Partilhe nas redes sociais!
28 de Maio de 2018