Corpo de Deus: “Eucaristia – A festa da Aliança”

20180531-Instituicao-MEC-01

O Bispo de Setúbal instituiu, esta manhã, 31 de maio, na Sé de Setúbal, 28 novos Ministros Extraordinários da Comunhão provenientes das Paróquias de Cacilhas, Santo André, Charneca de Caparica, Monte de Caparica, Pinhal Novo, Samouco, Corredoura (Castelo de Sesimbra), Arrentela, Corroios, Seixal e Anunciada (Setúbal).

Na homilia, D. José Ornelas destacou que os cristãos são a “comunidade que celebra a Eucaristia da Aliança” e que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é o dia em que celebramos, na festa da Aliança de Deus connosco, na Eucaristia, o “sentido de povo, de compromisso e de serviço”.

Como Moisés e o povo, no deserto, celebramos a aliança que Deus estabelece connosco, que dá sentido à nossa vida pessoal, da nossa família, da Igreja e do mundo – disse o Bispo diocesano – E sentimo-nos como os discípulos, na ceia com Jesus, aceitando o pão que Ele reparte para nós. Pão que sela uma aliança, uma relação nova de Jesus com cada um e cada uma de nós, com a comunidade que formamos, com a Igreja espalhada por todo o mundo”.

Eucaristia, o banquete que une e compromete

O Prelado disse ainda que a Eucaristia é “o banquete que nos une, ao redor da mesa do Senhor e faz de nós um povo de filhos e filhas de Deus e irmãos e irmãs entre si”, mas que também o banquete do compromisso com a comunidade e com a vida”.

“Comer o Pão/Corpo do Senhor e beber o seu Vinho/Sangue significa fazer seus, os mesmos sentimentos de Jesus: a sua forma de pensar, de olhar e pensar, de agir e de servir aqueles que encontramos, particularmente os que mais precisam – afirmou o Prelado – significa comprometer-se na transformação da própria existência, significa colocar-se ao serviço da própria família, da comunidade paroquial, da Igreja, onde quer que se encontre, da transformação deste mundo, sem nunca esquecer os horizontes da vida na totalidade, que nos oferece o Senhor ressuscitado que comungamos”.

Aos novos Ministros Extraordinários da Comunhão, o Bispo de Setúbal pediu que, estando de forma especial ao serviço mistério central da Igreja, a Eucaristia, fossem “elementos de comunhão e do compromisso eucarístico, para que ninguém fique excluído dessa comunhão e dessa vida”.

Após a Eucaristia foi exposto o Santíssimo Sacramento para adoração até às 17h, altura em que se iniciam as Vésperas Solenes, seguindo-se a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade.

Anabela Sousa

31 de Maio de 2018