comprehensive-camels

Crismas em Sesimbra: “Eu acredito, eu estou disponível e podem contar comigo!”

20180604-Crismas-Sesimbra

Ontem, dia 03 de junho, a comunidade de Sesimbra teve a alegria de receber o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas para o Sacramento do Crisma a 18 membros: 8 adolescentes, 3 jovens e 7 adultos.

Foi uma festa sentida! A homilia do nosso Bispo ensinou-nos e entusiasmou-nos.  Fez-nos ver quanto a leitura do repouso sabático tem a ver com o Crisma. Nesse dia o Senhor descansou da Criação e mandou-nos descansar do trabalho, para não sermos escravos da ação e podermos parar a refletir sobre o sentido das coisas, sobre o sentido da vida! Sem esta paragem reflexiva, a Criação não teria humanização. O mesmo sucede com o nosso trabalho. Sem o descanso semanal, não compreendemos para quê trabalhamos tanto. O Domingo permite-nos compreender a Criação e partilhar essa alegria!

Deus transmitiu-nos a vida e, com ela, algumas regras, mas não corta a liberdade, antes educa-a! A vida que Ele nos transmitiu é semelhante ao carinho dos nossos pais. Todo o ‘não’ de Deus é um ‘sim’ ao nosso bem, ao nosso desenvolvimento.

O repouso sabático ajuda-nos a entender o mundo imperfeito em que vivemos, pois somos chamados a construi-lo, e todos temos de colaborar para que seja mais perfeito. Isso depende também de nós! E esta é a nossa ocasião!

O Espírito do Batismo foi, assim, confirmado. Podemos dizer: Eu acredito! Eu estou disponível e podem contar comigo – a família, a comunidade, o mundo! Temos uma função! Vou-me comprometer mais na minha parte neste mundo!

Silvina Palmeirim, paroquiana de Sesimbra

Partilhe nas redes sociais!
04 de Junho de 2018