Livro do mês do Centro de Documentação: Livro de Assento das Associadas do Apostolado de Oração

20180607-Livro-Mes-Centro-Documentacao-01

Com a chegada do mês de junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, na qual a Igreja Católica celebra a festividade no dia 8 (na sexta-feira seguinte ao 2º domingo depois de Pentecostes) e cuja obra confiada a esta devoção é o Apostolado de Oração (AO), a rubrica deste mês assentará no Livro de assentos das Associadas do Apostolado de Oração, de 1899 a 1935, pertencentes à Paróquia de S. Tiago, Almada.

A devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais propagadas e amadas da piedade eclesiástica. Compreendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” nos transporta à totalidade de seu ser, Verbo encarnado para a salvação de toda a humanidade. Jesus, em seu Evangelho, convida os discípulos a viverem em íntima comunhão com Ele, assumindo a sua palavra como modo de vida, com um coração manso e humilde.

A tradição apostólica do Coração de Cristo provém desde os primeiros séculos. E muitas foram as visões de vários santos, ao longo da história, com o Sagrado Coração de Jesus; contudo, esta devoção passou a ter grande divulgação a partir da Sua revelação a Santa Margarida Maria Alacoque, a 16 de junho de 1675, durante uma exposição do SS. Sacramento. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas manifestações a Santa Margarida, quem solicitou a instituição desta celebração em louvor e desagravo. Depois da extensão oficial da festa do Sagrado Coração para toda a Igreja, urgido pelo Papa Pio IX, em 1856, foram escritas a posteriori as seguintes encíclicas sobre o Coração de Jesus: “Annum Sacrum”, de Leão XIII, “Miserentissimus Redemptor”, de Pio XI, e “Haurietis Aquas”, de Pio XII. No dia desta festa litúrgica, também se celebra o dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que carinhosamente o Papa São João Paulo II instituiu, para se rezar pelos sacerdotes a tomarem por modelo, o Coração Sacerdotal de Jesus.

Relativamente ao livro, que a rúbrica deste mês apresenta, trata-se de um livro, com encadernação de pele e tecido, com 54 fólios, onde consta o registo dos membros associados deste movimento eclesiástico, do Apostolado de Oração, com assentos entre os anos de 1899 e 1935. Cada assento de associado contém cronologicamente por ordem de entrada, o nome do associado, seu estado civil, sua profissão, localidade de residência, data de sua admissão, cargo e grau que ocupa, e data de comunhão reparadora. Este grupo paroquial do Apostolo de Oração, que iniciou suas funções devocionais na freguesia de S. Tiago de Almada a 29 de outubro de 1899, teve primeiramente, como seu Diretor local, o Pe. José António Pereira, prior da Igreja de S. Tiago. Como seu secretário, o padre-coadjutor, Pe. João Osório da Fonseca e o tesoureiro, Nuno José dos Reis.

O Apostolado da Oração é uma obra confiada pela Santa Sé à Companhia de Jesus, que tem como missão principal a formação de cristãos atentos e comprometidos com as necessidades da Igreja e do Mundo. O primeiro grupo de oração surgiu em França, a 3 de dezembro de 1844, dia da festa de S. Francisco Xavier, através do dinamismo do Pe. Gautrelet, que decidiu reunir vários estudantes da Companhia de Jesus para criar uma liga de orações pela salvação dos homens, em íntima união com o Coração de Jesus. Contudo, é graças ao Pe. Henri Ramière, em 1860, teólogo do Concílio Vaticano I, também ele da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas), que o Apostolado da Oração se implementou e iniciou sua expansão. E em 1896, são constituídos os seus estatutos.

Após duas décadas da sua existência, em 1864, este movimento eclesiástico chega a Portugal através do Pe. António Marcocci, formando a 17 de abril o primeiro centro, na Capela de Nossa Senhora dos Milagres, em Lisboa. No entanto, só com o Pe. Luís Prósperi é que o Apostolado da Oração teve um verdadeiro impulso em Portugal.

Recentemente, em 2014, o Papa Francisco, também ele pertencente à ordem religiosa dos jesuítas, aprovou o documento de recriação do Apostolado da Oração, que levou à mudança de nome deste serviço pontifício, para a designação “Rede Mundial de Oração do Papa”, sendo o Apostolado da Oração um dos modos de participação nesta Rede. Já percorridos 174 anos de existência do AO, esta obra conta hoje com cerca de 40 milhões de membros espalhados por todo o mundo.

Ao Coração de Jesus toda Honra, Glória e Louvor!

Alexandra Figueiredo, Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família (Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro)

Nota: O Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, tutelado pelo Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, pretende salvaguardar e dar a conhecer o património documental existente nas paróquias da Diocese de Setúbal. Com este objetivo realiza a inventariação, tratamento arquivístico, conservação e digitalização deste tipo de acervos, e agora também, a divulgação da rúbrica o “Livro do Mês do Centro de Documentação”, para difundir o seu acervo digital, de modo a que a informação seja de todos. Mais informações, aqui.

07 de Junho de 2018