“Reencaminhar, reorientar e repensar a vida em casal” – 40.º Mini Cursilho

20180610-MCC-Mini-Cursilho

No passado fim de semana, no Seminário de São Paulo, em Almada, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade realizou o 40º mini cursilho de casais da nossa Diocese de Setúbal. A viver esta experiência estiveram 14 casais, de diversas paróquias da Diocese.

A equipa responsável, sob a orientação dos Diretores Espirituais, Padre Miguel Alves e Padre António Estêvão, foi composta por 5 casais leigos, coordenados pelo casal Mariana e Artur Dias, que partilharam as suas vidas em casal e de encontro com Cristo no dia-a-dia.

Também fez parte da equipa a nossa irmã Lúcia Sousa, com a tarefa de cuidar dos filhos dos casais que os levaram.

Este mini cursilho de casais decorreu num clima de namoro, partilha, levando-nos a um maior compromisso, depois de ouvirmos verdades com as quais nos identificamos e nos levaram a reconhecer a realidade de que o Senhor está sempre presente nas nossas vidas.

Tudo o que vivemos e convivemos através dos “rolhos” e meditações, ajudaram-nos a reencaminhar, a reorientar e a repensar as nossas vidas em casal, na base da Fé Cristã, isto é, do AMOR (entrega, doação, realização e caminhar juntos na mesma direção) e do DIÁLOGO (saber ouvir, saber perdoar, reconciliar).

Tivemos oportunidade, em casal, de reeditarmos o “filme” das nossas vidas e deitámos fora mais algum “ferro velho” que ainda por aqui existia e acima de tudo, redimensionámos as nossas vidas, no sentido de sermos mais fermento evangélico, rico da fé cristã, nas nossas comunidades.

O DIÁLOGO em casal é o termómetro do AMOR e o único meio de cada um SE DAR AO OUTRO e de CRESCER e CAMINHAR lado a lado, na sua “Reforma pessoal”, na “Reforma comunitária do casal” e na “Reforma comunitária dos ambientes”.

O Encerramento decorreu em ambiente de alegria e felicidade em que todos os testemunhos retrataram esta frase tão conhecida: “Amar não é olhar um para o outro, mas florir juntos em amizade e boas obras”.

Decolores.

Maria João Perdigão