Missa Nova do Padre João Paulo Duarte realizou-se no Santuário de Cristo Rei

20180618-Missa-Nova-Joao-Duarte-05

O Padre João Paulo Duarte celebrou a sua Missa Nova no Santuário de Cristo Rei, na passada segunda-feira, dia 18 de junho, com a presença de um bom número de sacerdotes diocesanos, familiares e amigos.

Ao longo deste fim de semana, o Padre João Paulo celebrará duas missas novas: uma no dia 23 de junho, pelas 18h, em Corroios, paróquia que o acolheu quando chegou à Diocese de Setúbal; e a 24 de junho, pelas 16h, em Sobral da Abelheira, Mafra, a sua terra natal.

Na sua primeira homilia, o Padre João Paulo referiu-se à leitura do Primeiro Livro dos Reis (1 Reis 21, 1-16) que relata a história de Nabot, do rei Acab e da sua esposa Jezabel. “Esta leitura bíblica dá-nos o exemplo do que aconteceu no passado, mas que também hoje acontece, na nossa sociedade, nos nossos corações e nas nossas relações quotidianas. Quantas vezes, também nós desejamos aniquilar, espezinhar, dizer mal do nosso irmão quando ele não faz o que queremos?”, questionou.

“Perante este comportamento – disse o Padre João Paulo – no Evangelho de hoje, Jesus ensina-nos a oferecer a face esquerda, se alguém nos bater na direita, ou seja, ensina-nos a não pagar o mal com o mal e ensina-nos a amar aquele que nos faz mal. Quem não vive, no dia a dia, este mandamento do amor dificilmente entrará no Reino de Deus. Que Jesus me ajude e nos ajude a amá-lO e a amar o próximo como Ele nos ama”.

Anabela Sousa

22 de Junho de 2018