Bispo de Setúbal presidiu à Eucaristia festiva da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo no 43.º aniversário da criação da Diocese de Setúbal

20180716-N-Sra-Carmo

Ontem, dia 16 de julho, na Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, assinalaram-se 43 anos da criação da Diocese de Setúbal. A marcar este dia, para além da publicação das nomeações para a vida pastoral diocesana, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à Eucaristia na Capela de Nossa Senhora do Carmo, nas festas organizadas pela Ordem Terceira do Carmo de Setúbal.

Nesta ocasião festiva, D. José Ornelas, sublinhou a importância de toda a Diocese se unir e trabalhar na renovação da Igreja, aprendendo do coração de Maria que segue o coração de Deus: “É nesta Igreja de Setúbal que ao longo dos últimos 43 anos se materializou em tantas coisas, que queremos continuar a caminhar. Há que ganhar coragem para, com o mesmo Espírito que formou esta Igreja diocesana, enfrentar os tempos que estão a mudar”.

Neste âmbito, D. José Ornelas destacou que a renovação passa pelos jovens a quem a Diocese vai dedicar o biénio 2018-2020.

“O nosso próximo biénio será dedicado aos jovens. E a nossa juventude precisa de mães que, como Maria, ficam atrás para acarinhar e cuidar das feridas – afirmou D. José Ornelas – Este tem que ser o nosso comportamento. Temos que encontrar espaço para os jovens na nossa casa. A Igreja tem que ser mãe que acolhe, caminha e dá esperança aos jovens”.

O Bispo de Setúbal afirmou, ainda, que as comunidades não podem cair no risco de “parar no tempo” e pediu para que, com Nossa Senhora aprendamos a acolher uma família diversificada.

“Também esta comunidade da Ordem Terceira do Carmo de Setúbal, à semelhança de outras comunidades da nossa Diocese, tem que encontrar caminhos de renovação para acolher os jovens, pois eles são o futuro da Igreja. Não podemos cair no perigo de parar no tempo. É com Maria que aprendemos a acolher a Palavra, aprendemos a rezar e a acolher esta família diversificada que é a nossa Igreja, onde nem todos pensam da mesma forma”, destacou.

Anabela Sousa

17 de Julho de 2018