Educação Moral e Religiosa Católica: “A evangelização não é conquistar espaço, mas sim conquistar cidadania”

20180714-EMRC-Professores-01

O Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, em Setúbal, realizou, no passado dia 14 de julho, o encontro de final de ano dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), em Palmela. Contando com a presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, no período da manhã, os professores tiveram como principal tema do encontro, a implementação da flexibilidade curricular nas escolas e as implicações com a disciplina de EMRC.

Leia, em seguida, a partilha da Professora Dina Santos.

Com o sol a brindar-nos, fomos chegando à Igreja de S. Pedro, em Palmela. Como é bom podermos reencontrar-nos e partilhar a amizade que nos une. Fizemos a nossa oração na Igreja de S. Pedro, onde fomos muito bem acolhidos pelo Pe. José Joaquim. De seguida, o Sr. Padre deu-nos a conhecer a extraordinária riqueza daquela Igreja.

Já na Escola Hermenegildo Capelo, onde decorreu o encontro, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal,  esteve connosco e partilhou a sua reflexão sobre o nosso serviço nas escolas. Referiu que a nossa missão nas escolas é de grande importância para a Igreja. A evangelização não é conquistar espaço, mas sim conquistar cidadania. A aula de EMRC é uma oferta, uma proposta e um serviço, proporcionando ao aluno um espaço de encontro consigo próprio e dotando-o de ferramentas para a construção de um projeto de vida.

Nas aulas temos muitos alunos cujo primeiro contacto com a Igreja é feito ali. Por isso, este serviço tem que estar conectado com o espírito eclesial. É uma abertura ao caminho da fé. Temos de articular formas de conexão, de sinergias e caminhos comuns. Somos uma igreja de saída, ao encontro, dialogante e a nossa missão é de grande importância.

Num ambiente de partilha e boas práticas, debruçámo-nos sobre a Flexibilização Curricular. Generosamente alguns colegas apresentaram projetos implementados nas suas escolas, permitindo uma reflexão sobre este assunto.

Durante o almoço, convivemos e trocámos ideias e sugestões. Fizemos ainda uma visita guiada ao castelo de Palmela, onde pudemos desfrutar de uma paisagem extraordinária. Foi um dia proveitoso e agradável.

Dina Santos

17 de Julho de 2018