Pré-Seminário: “O que Deus quer de mim?”

20180706-Pre-Seminario-Encontro-Verao-04

No início do mês de Julho, o Pré-Seminário da Diocese de Setúbal realizou o seu encontro de Verão, dividido entre a cidade de Setúbal e a Comporta. André Salgado, da Paróquia da Anunciada, em Setúbal, deixa-nos o seu testemunho e afirma que o Pré-Seminário, além de um espaço para criar laços de amizade, é sobretudo um espaço de encontro privilegiado com Jesus para perguntar “O que é que Deus quer de mim?”… e escutar a Sua resposta.

Leia o testemunho em seguida.

Olá a todos!

Venho falar-vos um pouco sobre o encontro do Pré-Seminário que aconteceu entre os dias 6 e 9 de Julho na Comporta. Este encontro, para mim, foi um dos melhores encontros que já tive desde que entrei para o Pré.

Em primeiro lugar, foi um dos encontros onde tivemos um maior número de rapazes a participar, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, onde, para alguns destes jovens, foi o seu primeiro encontro. De facto, isto é algo que me deixa bastante orgulhoso: ver que estamos a crescer cada vez mais, quer em número quer no crescimento de cada um de nós, pois o Pré-Seminário é um lugar onde nós crescemos muito enquanto pessoas, mas principalmente enquanto cristãos.

Em segundo lugar, neste encontro, houve espaço para tudo:  houve espaço para brincar, discutir e acima de tudo para rezar. Sendo o encontro de Verão pudemo-nos divertir todos juntos, na piscina, na praia e no jogo de futebol. É nestas pequenas coisas que os nossos laços de amizade são estabelecidos, uns com outros. Este é um dos pontos mais importantes que existe no Pré-Seminário: a amizade.

A amizade que existe entre nós para mim é algo inexplicável pois, acima de tudo, é no Pré-Seminário que estão os amigos para todas as ocasiões e com quem sabemos que podemos contar para tudo, quer de mau quer de bom, que aconteça na nossa vida.

Houve também o outro lado, o lado mais sério: o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo, e de nos perguntarmos “o que Deus quer de mim?”.

Mas, mais precisamente, em que momentos é que houve este encontro com Jesus?

Houve vários momentos, como por exemplo, uma palestra que tivemos sobre o casamento e o divórcio, onde ouvimos uma passagem da Bíblia que falava, precisamente, nesses aspetos, onde pudemos “discutir” as nossas ideias e principalmente clarificá-las.

Um outro momento foi o visionamento do filme “O Herói de Hacksaw Ridge” que nos fez ver que, se tivermos fé e rezarmos muito, tudo se torna possível, ou seja, fez-nos acreditar que nada é impossível aos olhos de Deus.

E por fim, um último momento de encontro com Jesus foi na Santa Missa, onde o pão e o vinho consagrados se tornam no verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Para concluir, acho que este encontro do Pré-Seminário foi muito importante, principalmente, para nos encontrarmos com Jesus, para nos perguntarmos qual o caminho que Ele quer para nós e, claramente, para fortalecermos cada vez mais os nossos laços de amizade.

Este encontro foi o primeiro para alguns, mas para três dos nossos rapazes foi o seu último. A estes, eu quero deixar uma mensagem: Sejam felizes e, acima de tudo, oiçam e vejam o que Deus Nosso Senhor tem reservado para cada um de vós. Vão fazer muita falta no Pré-Seminário.

Convido todos os jovens rapazes, que estejam entre o 9º e o 12º ano de escolaridade, a vir experimentar o Pré-Seminário. Não tenham medo do que as pessoas possam vir a dizer, pois todos nós já passámos pelo mesmo e não foi por isso que desistimos do Pré, por isso venham e experimentem e seguro-vos que não se vão arrepender!

André Salgado

17 de Julho de 2018