Setúbal presente entre 8.000 participantes no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, em Fátima

20180722-EI-ENS-01

Decorreu entre os passados dias 16 a 21/Julho, o 12.º Encontro Internacional (EI) do Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS). O movimento das ENS, foi criado há quase 80 anos em França pelo Padre Henri Caffarel, em resposta a um pedido de ajuda de 3 casais que pretendiam fazer crescer em espiritualidade o seu matrimónio.

Desde então o movimento não tem parado de crescer e está presente em 92 países de todos os continentes, com mais de 13.500 equipas e cerca de 150.000 membros. As equipas são constituídas por 5 a 7 casais, casados catolicamente, acompanhados por um Conselheiro Espiritual.

Nas suas reuniões mensais as equipas rezam, estudam temas propostos pelo movimento sobre a actualidade cristã e, sobretudo, aprofundam os fundamentos do seu matrimónio católico, num ambiente de amizade e entreajuda. Esse trabalho mensal é, para muitos, reforço para as actividades em que se inserem, na vida das paróquias e de outros movimentos ou associações, onde têm oportunidade de ser testemunhas do que é viver o matrimónio cristão nos dias de hoje.

O Encontro Internacional Fátima 2018, com um tema inspirado na parábola do Filho Pródigo foi, acima de tudo, uma celebração do casamento católico, onde casais e Conselheiros Espirituais de todo o mundo e de todas as gerações puderam testemunhar a vivência do seu próprio matrimónio, no mundo de hoje e nas circunstâncias de vida actuais. É muito importante salientar a forte presença de um grande número de casais jovens, muitos acompanhados com filhos pequenos, mostrando que a proposta de exigência do movimento, para viver um matrimónio santo e fecundo, continua actual, desafiadora e motivante para as novas gerações.

A Diocese de Setúbal, que engloba o Sector de Setúbal das ENS em Portugal, esteve representada por alguns casais das equipas Almada 9, Corroios 1 e Montijo 4, e contou ainda com a presença do Senhor Bispo, Dom José Ornelas, que simpaticamente encontrou tempo para se reunir com os casais, desafiando ainda o Movimento a colaborar na expansão das ENS na Diocese e em especial no lançamento do movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, que tão bem representado está noutras Dioceses do país e que tão bons frutos tem dado na pastoral dos jovens e dos casais jovens.

Para todos os que tenham curiosidade em conhecer mais em pormenor as conclusões do Encontro Internacional, nada como aceder ao site do EI em www.endfatima2018.pt.

Fátima e António Carioca, Casal equipista de Almada 9 e Casal Responsável da Província Sul

27 de Julho de 2018