comprehensive-camels

Centro Hospitalar de Setúbal tem novos Assistentes Espirituais

20180828-Protocolo-Centro-Hospitalar-Setubal-Assistencia-Espiritual-05

A Diocese de Setúbal e o Centro Hospitalar de Setúbal assinaram, no passado dia 28 de agosto, um protocolo de colaboração com o objetivo de garantir a assistência e acompanhamento espiritual aos doentes do Hospital de São Bernardo e do Hospital Ortopédico Sant´Iago do Outão.

Com a assinatura deste protocolo, que entra em vigor no próximo dia 01 de setembro, cessam as funções do atual capelão, Padre João Rosa, a quem foi confiado o novo desafio de pastorear as comunidades de Sarilhos Grandes e Montijo (Divino Espírito Santo).

A partir dessa mesma data, a assistência espiritual do Centro Hospitalar de Setúbal será garantida, em conjunto, pelo Padre Júlio do Vale, futuro pároco da Comporta, e pelo Padre Constantino Alves, pároco de Nossa Senhora da Conceição (Setúbal).

O protocolo foi assinado pelo Vigário Geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, na presença do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Presentes na sessão de assinatura de protocolo estiveram, ainda, os sacerdotes envolvidos nesta mudança, bem como alguns voluntários do serviço de Capelania e o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, Cândido Teixeira.

Assistência Espiritual nos hospitais é para todos

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, agradeceu, naquela ocasião, o sentido prático do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal em busca de novos caminhos e soluções para a assistência espiritual, e destacou que este é um serviço, não só para os doentes, mas também para os profissionais que ali trabalham todos os dias.

O Bispo diocesano assinalou, ainda, as características dos dois novos assistentes: “Com a saída do Padre João Rosa – afirmou o Bispo diocesano – era necessário encontrar outros sacerdotes que pudessem desenvolver este serviço. O Padre Júlio e o Padre Constantino vão acumular este serviço com outras funções, mas são conhecidos pela sua grande capacidade de trabalho e, sobretudo, de grande proximidade às pessoas. Estou certo que, neste ideal de relações que nos caracteriza, continuaremos a prestar este apoio às pessoas que mais sofrem e que estão em situação de fragilidade”.

O serviço religioso ajuda à recuperação dos doentes

Já o Presidente do Conselho de Administração sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Padre João Rosa, que ali assegurou o serviço de capelania ao longo dos últimos doze anos: “​Gostaria de expressar, neste momento, toda a gratidão e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Padre João Rosa. Sempre foi um colaborador muito próximo, é uma pessoa que todos admiramos e que deixa uma grande e tocante marca na nossa organização”.

Referindo-se à importância do serviço de assistência espiritual e religiosa no ambiente hospitalar, Manuel Roque disse que esta é uma missão que “ajuda muito ao processo de recuperação dos doentes, sobretudo dos que estão em situações mais difíceis”. 

Ao Padre Júlio do Vale e ao Padre Constantino Alves, o Presidente do Conselho de Administração garantiu que serão recebidos de braços abertos para trabalhar, como sempre, em equipa, quer no âmbito técnico, quer no âmbito espiritual.

NOTA BIOGRÁFICA DO PADRE JÚLIO FERREIRA DO VALE

É natural de Rio Maior.

Tendo-se deslocado para sul instalou-se na Cova da Piedade onde trabalhou como Serralheiro Civil na Lisnave. Esteve inserido ativamente na comunidade paroquial de Corroios, mas foi na Paróquia da Cova da Piedade que despertou a sua vocação.

Depois de ter estudado no Seminário de Lamego, foi ordenado presbítero por D. Manuel Martins, na Sé de Setúbal, em 1992, fazendo parte do Clero diocesano de Setúbal.

Depois de ter sido Vigário Paroquial da Cova da Piedade durante 4 anos, foi Pároco de Corroios de 1996 a 2001. De 2001 a 2008, foi Pároco de Miratejo-Laranjeiro. De 2008 a 2012 foi Pároco da Quinta do Conde. De 2012 até ao presente ano tem sido Pároco de Arrentela, estando nomeado para Pároco da Comporta, onde irá tomar posse em meados de setembro.

Foi Vigário Forâneo do Seixal e, depois, de Palmela-Sesimbra. Pertenceu ao Conselho Presbiteral entre 2000 e 2005.

NOTA BIOGRÁFICA DO PADRE CONSTANTINO GONÇALVES ALVES

Natural de Castelo de Paiva.

Estudou no Seminário Maior do Porto. Foi ordenado presbítero em 1980 por D. Manuel Martins, na Igreja de Santa Margarida, no Lavradio. É membro do Instituto Religioso “Filhos da Caridade” (Padres Operários).

De 1980 a 1988 foi Vigário paroquial da Paróquia do Lavradio. Como Padre Operário trabalhou na animação sindical no distrito de Setúbal. Foi Assistente Nacional da Juventude Operária Católica (JOC) e presidiu à Comissão Nacional da Pastoral Operária.

De 1998 a 2011 foi Capelão do Hospital de Nossa Senhora do Rosário do Barreiro, acumulando, desde 2000, com o cargo de Pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, função que mantém presentemente.

Desempenhou cargos de coordenação diocesana no Conselho Presbiteral, como Vigário Forâneo de Setúbal, e Coordenador dos Capelães Hospitalares.

É, desde 2010, Assistente Espiritual do Centro Jovem Tabor.

Gabinete de Comunicação da Diocese de Setúbal e do Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E

Partilhe nas redes sociais!
31 de Agosto de 2018