Palhais/Santo António: Jovens participaram em intercâmbio juvenil em Espanha

20180831-Palhais-Intercambio-Juvenil-02

Realizou-se, pela segunda vez, o Intercâmbio Juvenil “DiverGente”, em Cubillos del Sil, Espanha. De 14 a 19 de agosto, 25 jovens portugueses, juntaram-se a 35 jovens espanhóis, naquela que foi a melhor experiência de vida daqueles jovens. Dos participantes portugueses, três pertencem à Paróquia de Palhais/Santo António, no Barreiro.

Este intercâmbio juvenil foi desenvolvido e organizado pela Fundação ASPAYM Castilla y Léon, da qual a Rosto Solidário foi a parceira portuguesa. O principal objetivo deste intercâmbio foi a promoção da inclusão social de jovens com e sem incapacidades.

Portugueses e espanhóis juntos para aprender e desenvolver competências de socialização, inclusão social, descobrir novas culturas, estratégias e valores de solidariedade e democracia, através de workshops, debates, simulações, actividades exteriores, entre outras.

Ao longo de seis dias, os jovens interagiram com jovens com incapacidades visuais, auditivas, motoras, entre outras.

Participaram numa Color Face, em debates sobre a inclusão e integração, desenvolveram trabalhos de inclusão com teatro de imagem técnica, dança inclusiva, e desenvolvimento dos talentos.

Ainda puderam conhecer a região de Bierzo, a bela cidade de Ponferrada e o seu Castelo, a vila de Molinaseca, entre outros.

Para a Cátia Pita, jovem catequista na Paróquia, “juntos somos mais fortes, juntos marcamos a diferença” e “estes dias foram a prova disso”, tendo sido “uma experiência enriquecedora.”

O Rúben Catarino, sente-se feliz e realizado pelo seu “primeiro projeto de voluntariado” tendo sido “a melhor experiência” da sua vida. Já para Diogo Figueiredo este intercâmbio foi “uma experiência extraordinária”, onde criou “amizades para toda a vida”.

Este projeto tocou tanto no coração dos participantes, que já estão a planear um novo encontro para recordar tantas e tão boas recordações.

Diogo Figueiredo, paroquiano de Palhais/Santo António

31 de Agosto de 2018