Reabilitação do Santuário do Cabo Espichel: Confraria de Nossa Senhora do Cabo e Município de Sesimbra assinaram protocolo de cooperação

20180830-Confraria-Cabo-Protocolo-Municipio-Sesimbra-03

A Confraria de Nossa Senhora do Cabo e o Município de Sesimbra assinaram, no passado dia 30 de agosto, um protocolo de cooperação que visa a execução de obras reabilitação das alas norte e sul do Santuário de Nossa Senhora do Cabo, no Cabo Espichel.

O protocolo foi assinado, nos Paços do Concelho, pelo Comissário da Confraria, Padre Luís Ferreira, e pelo Presidente do Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, na presença do Vigário Geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, e do pároco da Corredoura (Castelo de Sesimbra), Padre Eduardo Nobre.

Após a assinatura do protocolo, o Padre José Lobato destacou o cuidado que o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, tem dado a este processo e lembrou duas pessoas que foram incontornáveis para que este passo, agora, fosse dado: os falecidos Padre Agostinho Gomes, antigo pároco do Castelo de Sesimbra, e Augusto Pólvora, antigo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

“O Padre Agostinho Gomes fez um grande esforço para salvar o Santuário e, depois de várias tentativas de solução, surgiu a possibilidade de recuperação por parte do Estado. Estava dado o primeiro passo, apesar de o Estado ter cumprido apenas uma parte daquilo a que se obrigou, recuperando só a Igreja – assinalou o Vigário Geral da Diocese de Setúbal – Por outro lado, também o Arquiteto Augusto Pólvora abraçou esta ideia e tudo fez para salvaguardar a dignidade do Santuário naquilo que ele é, quer do ponto de vista religioso, quer do ponto de vista cultural.”

O Padre José Lobato reforçou, ainda, que a Diocese sadina, através da Confraria, está disponível para “continuar a trabalhar” porque “os passos dados são sempre muito curtos em relação à distância que há para percorrer”, sublinhando que “a região e o país merecem todos os esforços conjuntos para recuperar e promover o Cabo”.

Dar, ao Santuário do Cabo Espichel, a dignidade que ele merece

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra destacou a colaboração da Confraria neste processo e assegurou que “o objetivo principal e primordial é dar ao Santuário do Cabo Espichel a dignidade que merece, mantendo a sua génese e o espírito religioso, não obstante o desenvolvimento turístico e cultural que ali se pretende implementar”.

“Este era um dos passos que faltava para podermos dinamizar o processo de concurso para a obra através da plataforma REVIVE, que pode ser uma possibilidade para reabilitar o Santuário”, assinalou Francisco Jesus.

Com o protocolo agora assinado, a Confraria cede à Autarquia o direito de superfície da ala sul, por um período de 40 anos, de forma a assegurar a viabilidade económica da reabilitação dos edifícios e futura exploração turística e/ou cultural do complexo do Santuário.

Tal como estabelece o protocolo, as obras podem ser feitas diretamente pelo Município, ou através de um investidor privado, preservando a dignidade religiosa do espaço e o seu usufruto por parte do público.

O protocolo prevê ainda que, após a conclusão das obras de reabilitação, 40% do espaço da ala sul seja para uso exclusivo e imediato da Confraria de Nossa Senhora do Cabo.

O acordo do Município de Sesimbra com a Confraria de Nossa Senhora do Cabo, proprietária da ala sul do Santuário do Cabo Espichel, acontece depois da aquisição da ala norte à Direção Geral do Tesouro e Finanças, pela Autarquia, em novembro de 2017.

Anabela Sousa com Câmara Municipal de Sesimbra

31 de Agosto de 2018