D. Manuel da Silva Martins: Eucaristia de Memória e Sufrágio a 24 de setembro

D-Manuel-Martins-Eucaristia

No próximo dia 24 de setembro celebra-se o primeiro aniversário da morte do I Bispo de Setúbal, D. Manuel da Siva Martins. Esta data será assinalada com a celebração de uma Eucaristia na Sé de Setúbal, pelas 18h30.

Leia, em seguida, a mensagem do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que apela à participação de todos, “para que a comunhão dos santos com o nosso primeiro Bispo exprima o nosso ser Igreja unida na fé, na esperança e na caridade”.

“Está para fazer um ano que o nosso primeiro Bispo, D. Manuel da Silva Martins, concluiu a sua peregrinação junto de nós e foi chamado para a pátria definitiva, nos braços de Deus.

Celebraremos esta data com uma Eucaristia na Sé de Setúbal – Igreja-mãe da Diocese – no dia 24 de setembro, às 18h30. Queremos agradecer ao Senhor pelo pastor que nos deu como primeiro sucessor dos apóstolos, nesta sua jovem Igreja, e pedir que o acolha nos seus braços de Bom Pastor, de onde ele continua o seu serviço de interceder pela Igreja onde trabalhou.

O cristão é uma pessoa de memória, que conserva no coração os grandes feitos da história da salvação narrada na Bíblia, mas que reconhece e se deixa inspirar também por aqueles que, ao longo da vida secular da Igreja, foram instrumentos especiais de Deus e dos seus projetos. D. Manuel Martins foi uma dessas pessoas que desempenhou um papel inicial e determinante na nossa Diocese. Conservamos com gratidão e afeto a sua memória, louvando a Deus que o enviou e que ele seguiu, com fidelidade e coragem, no seu ministério entre nós.

Apelo a todos os sacerdotes, especialmente aos párocos, bem como às comunidades religiosas e movimentos que, na medida das suas possibilidades, participem nesta Eucaristia de memória, ação de graças e sufrágio de D. Manuel Martins e que a divulguem nas suas comunidades, para que a comunhão dos santos com o nosso primeiro Bispo exprima o nosso ser Igreja unida na fé, na esperança e na caridade.”

+ José Ornelas Carvalho
Bispo de Setúbal