Moita: “Sementes de santidade na Igreja e no mundo” é tema das Festas em honra de N.ª Sr.ª da Boa Viagem

20180912-Festas-Moita-Sra-Boa-Viagem-01

A Moita está a celebrar as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. No passado domingo, dia 09 de setembro, decorreu a procissão, onde, durante mais de duas horas, as ruas da Moita se tornam pequenas para receber os milhares de pessoas que ali se deslocaram para poder ver os vinte e quatro andores que a compõem.

O tema deste ano da festa é: ‘Sementes de santidade na Igreja e no mundo’. A missa deste domingo teve a particularidade de a quase totalidade dos cânticos serem em ritmo de fado, assumidos por pessoas ligadas à paróquia e à terra.

Ao nível católico, os eventos de âmbito festivo foram preparados com a novena entre 30 de agosto e 7 de setembro e tem continuidade até 16 deste mês, com a intervenção dos vários grupos, serviços e movimentos da paróquia que assumem a oração do rosário – com meditações alusivas à família (na novena) e reflexões sobre as bem-aventuranças extraídas da exortação do Papa Francisco, ‘alegrai-vos e exultai’ (na apelidada ‘semana da festa’).

Ao longo de dez dias – de 7 a 16 – acorrem à Moita centenas de milhares de pessoas para participarem nos vários momentos de festa, que envolve o rio, as atividades taurinas e os momentos religiosos.

ASC

12 de Setembro de 2018