Óbito: Faleceu o Padre Ângelo dos Santos Fonseca

20180912-Falecimento-Padre-Angelo-Fonseca

Chegou-nos a notícia do recente falecimento do Padre Ângelo dos Santos Fonseca, que viveu e trabalhou em Setúbal durante perto de 25 anos. Vivia em Fátima há pouco mais de um ano. Faleceu no passado dia 12 de setembro, quarta-feira.

O Pe. Ângelo nasceu a 4 de dezembro de 1937 em Beselga, concelho de Penedono, diocese de Lamego. A 1 de Outubro de 1955 entrou no seminário da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) nos Carvalhos (Vila Nova de Gaia). Frequentou o noviciado de Cacém (Sintra), onde veio a professar, pela primeira vez, a 7 de outubro de 1961. Cursou filosofia nos seminários do Porto, Fátima e Cacém (1961-1964) e teologia em Salamanca (1964-1969), tendo professado perpetuamente no seminário de Fátima a 22 de agosto de 1967.

De 1969 a 1972 trabalhou no seminário menor dos Carvalhos, como professor e membro da equipa formativa. Em 1972 seguiu para as missões de São Tomé e Príncipe. Colaborou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Ilha do Príncipe e foi docente de Religião e Moral na escola secundária da cidade de São Tomé.

Foi ordenado sacerdote em Luanda a 3 de outubro de 1976. Voltou à ilha do Príncipe onde tomou conta da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, entre 1978 e 1982, da paróquia da Santíssima Trindade, em São Tomé, de 1982 a 1987 e da paróquia de Santana, entre 1987 e 1988. Em outubro desse ano regressou definitivamente a Portugal.

Fez parte da comunidade da Casa do Coração de Maria – Cúria Provincial, em Lisboa, de 1988 a 1992, e, desde essa altura até 2017, viveu integrado na casa de Setúbal, exercendo funções de vigário da paróquia de São Sebastião.

Com o encerramento da Comunidade Claretinana em Setúbal, o Padre Ângelo foi viver para a Casa de Acolhimento e Espiritualidade desta Congregação, em Fátima, onde faleceu na passada quarta-feira, 12 de setembro.

A comunidade cristã de Setúbal, que retém grata memória da presença amiga e da disponibilidade apostólica do Padre Ângelo durante cerca de 25 anos, particularmente na Paróquia de São Sebastião, apresenta à Família Claretiana sentidas condolências pelo falecimento deste seu e nosso sacerdote e roga a Deus que acolha no Céu o Padre Ângelo e o recompense pela entrega que fez de toda a sua vida ao serviço do Reino em variadas e distantes terras, como missionário e como sacerdote.

Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal

19 de Setembro de 2018