Cursilhos de Cristandade: “Sonhar, Programar e Trabalhar”

20180923-MCC-incio-ano-01

Realizou-se, no passado dia 23 de Setembro, no Santuário do Cristo Rei (Salão Cardeal Cerejeira), a habitual Recoleção, deste modo dando início às atividades, do ano pastoral 2018-2019, da Escola Diocesana de Dirigentes do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) na Diocese de Setúbal.

Dado o seu significado de “retiro de curta duração”, é assim tradicionalmente designada a primeira reunião da Escola, para sublinhar que no MCC, movimento da Igreja, a vertente espiritual, de oração e acção de graças, precede as duas outras vertentes essenciais, o estudo e a acção.

No MCC ser dirigente é servir! Servir a Nosso Senhor Jesus Cristo, na Igreja e nos ambientes, e designadamente integrando as equipas para realização de novos cursilhos ou dinamizando os grupos de cursilhistas nas paróquias.  E para melhor servir é necessário aprender, sendo pois essa a finalidade das sessões de formação da Escola.

Abraçados pelo Cristo Rei, o acolhimento iniciou-se a partir das 09h30, tendo comparecido cerca de oitenta cursilhistas chamados a participar na Escola, e que responderam, com alegria e amizade: “Eis-me aqui Senhor”.

Após um momento inicial de oração e meditação, dirigido pelo Padre Miguel Alves, Diretor  Espiritual do MCC/Setúbal, o novo Secretariado Diocesano, nomeado pelo Senhor Bispo de Setúbal para o mandato de 2018-2021, fez a sua apresentação à Escola: Mariana Nabais Dias (presidente), Ricardo Rodrigues (secretário), João Pais (tesoureiro), e Olivério Jorge, Rosete Santana e António Vilas-Boas (vogais); contando com o acompanhamento espiritual do Padre Miguel Alves e do Padre António Estêvão.

Foram ainda apresentados os delegados vicariais e, bem assim, as equipas dos dois próximos cursilhos, a realizar em breve na nossa Diocese.

Seguiu-se um Rollo (exposição), proclamado por Mariana Nabais Dias, sobre o tema O dirigente da Escola de Dirigentes do MCC e as suas responsabilidades”, tendo posteriormente os cursilhistas reunido em pequenos grupos, para com sinceridade, partilharem o balanço do que tem sido a acção apostólica de cada um, e fortalecerem a vontade de serem mais atuantes no ano pastoral que agora começa.

Da parte da tarde – após o almoço, que, como sempre, foi momento de convívio e boa disposição – prosseguiram os trabalhos, com a apresentação, pelo Secretariado, da dinâmica e objetivos para o novo mandato, sob os lemas: Sonhar, Programar e Trabalhar. Foram também divulgados os calendários da Escola e das restantes atividades e eventos do MCC da Diocese de Setúbal, para o novo ano pastoral.

A Recoleção terminou cerca das 17h00, após celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo Padre António Estêvão.

Em suma, foi com entusiasmo renovado e de forma empenhada, que os cursilhistas chamados a participar nas atividades da Escola manifestaram a sua adesão, indo de encontro ao chamamento do Senhor, com espírito de entrega, de confiança e de compromisso e sempre com uma certeza, que é a de que o Senhor, que nunca nos pede mais do que aquilo que sabe somos capazes de dar, não deixará de a todos amparar nas dificuldades, quaisquer que elas sejam, pois, à semelhança de S. Paulo, patrono dos Cursilhos, afirmamos sem hesitação:

“Tudo posso, n’Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

Fernando e Lídia Jacob, cursilhistas da Vigararia da Caparica

27 de Setembro de 2018