Bispo de Setúbal instituiu novo Departamento da Juventude

20190930-Envio-Equipa-Juventude-02

O Bispo de Setúbal instituiu, hoje, dia 30 de setembro, o novo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, no intuito de dar um novo impulso à pastoral juvenil e vocacional diocesana. Para coordenar este departamento, D. José Ornelas nomeou a jovem Inês Costa Baptista, acompanhada de uma equipa coordenadora, permanecendo como assistente o anterior diretor do secretariado diocesano, Padre João Nabais Dias, acompanhado pelo Padre João Paulo Duarte.

[Leia, depois das fotografias, o decreto de nomeação do Bispo de Setúbal.]

Também hoje, na Paróquia de Palhais (Santo António), na Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, teve lugar a bênção e envio da equipa nomeada, assinalando-se o início de um biénio que a Diocese de Setúbal vai dedicar à Juventude.

D. José Ornelas publicou, ainda, uma nota pastoral onde se dirige aos jovens e interpela os responsáveis, nas diferentes realidades juvenis da Diocese: comunidades, grupos e movimentos.

Nota Pastoral de D. José Ornelas: “Jovens: pedras vivas na construção da Igreja”

Equipa de Coordenação Diocesana do Departamento de Juventude

Nota biográfica da Coordenadora do Departamento de Pastoral da Juventude da Diocese de Setúbal

Inês Costa Baptista tem 30 anos, nasceu e cresceu em Setúbal e atualmente vive em Aires, Palmela. É casada e tem uma filha. É formada em Sociologia, com Mestrado em Educação, pelo ISCTE, mas trabalha como gestora de contas num banco de investimento.

Fez a sua formação católica inicial na comunidade franciscana da Capela de Nossa Senhora dos Anjos, Ordem Terceira, Setúbal. Foi escuteira do CNE, fez equipas nos Convívios Fraternos da Diocese e é membro da equipa do secretariado diocesano da Pastoral da Juventude desde 2013. Participou nas JMJ 2016, na Polónia.

Decreto de Instituição e Nomeação

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, no intuito de dar novo impulso à coordenação da pastoral juvenil e vocacional, no âmbito diocesano, institui o Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, encarregado de coordenar e traçar vias de convergência e colaboração entre os diversos organismos e movimentos juvenis católicos, que desenvolvem a sua atividade nesta Diocese e de colaborar com as paróquias e vigararias, para que o Evangelho do Senhor seja, para os nossos jovens, luz e semente de vida e missão, na Igreja e na sociedade.

Para dirigir este Departamento, o Bispo diocesano nomeia:

Coordenadora Diocesana:

• Inês Sofia Domingues Costa Baptista

Membros da Equipa Coordenadora:

• Ana Lúcia Correia Agostinho
  • Ana Margarida Franco Silvestre
  • Ana Maria Machado Campaniço Ferreira dos Santos
  • Bruno Manuel Máximo Cardoso Leite
  • João Manuel Jordão Castanho
  • Tiago Martins Santos Costa Baptista

Assistente Diocesano:

• Padre João Luís Nabais Dias, coadjuvado pelo Pe. João Paulo Gomes Duarte.

Que o Bom Pastor assista, com a luz e o dinamismo do seu Espírito, os membros deste grupo agora nomeados, para que, como seus discípulos e apóstolos, pela palavra e pela ação, dêem testemunho do Evangelho e sejam expressão do cuidado acolhedor e missionário da Igreja que os envia.

Setúbal, Cúria Diocesana, 30 de setembro de 2018

O Bispo, D. José Ornelas Carvalho