Bispo de Setúbal espera que atual Casa Episcopal seja sede da Fundação D. Manuel Martins

20180928-Fados-Sao-Sebastiao-Casa-Episcopal-11

Decorreu, no passado dia 28 de Setembro em Setúbal, na Casa Episcopal, um evento que juntou cerca de duzentas pessoas à volta da arte, fado e poesia na tentativa de angariação de fundos para a recuperação do património arquitetónico e artístico da Igreja de São Sebastião, junto ao miradouro de Setúbal.

Na abertura desta noite dedicada à arte, fado e poesia, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, deu as boas vindas, congratulou-se por abrir a Casa Episcopal para um evento cultural e anunciou que aquele espaço será, à partida, a sede da futura Fundação Manuel da Silva Martins.

“Estamos na semana em que assinalamos um ano da morte do primeiro Bispo da nossa Diocese. É muito grato, nesta semana, celebrar aqui esta sessão cultural – afirmou D. José Ornelas – Acabámos de criar uma Comissão Preparatória para a Fundação Manuel da Silva Martins e, em princípio, esta casa será a sede dessa instituição que se pretende de diálogo com a sociedade”.

“São estes sonhos que partilho convosco – frisou, ainda, o Bispo de Setúbal – Queremos que, aqui, se perpetue a cultura, que esta casa seja sempre expressão de uma Igreja aberta à cultura do diálogo, ao serviço da sociedade, e que tenha também uma dimensão social, de atenção aos que mais precisam. Aqui haveremos de ter um espaço que vai buscar, ao diálogo social, uma sociedade mais justa, mais fraterna e em paz”.

A iniciativa do evento partiu dos Amigos da Paróquia de São Sebastião, que muito por impulso e empenho do seu pároco, Padre Casimiro Henriques, se sentem motivados a levar por diante algumas das ações para angariação de fundos, no sentido de uma reparação urgente de algumas situações de degradação da igreja, que a continuarem assim, podem deixar danos irreversíveis.

Depois do Bispo de Setúbal, pela Arte, falou o Padre Casimiro Henriques onde mostrou o belo património arquitetónico e artístico da Igreja de São Sebastião, mas com necessidade de intervenções muito urgentes no telhado e paredes, cheias de infiltrações, e subsequente recuperação de painéis de azulejos dos séculos XVII e XVIII, capelas laterais e iconografia. Seguiram-se, depois, seis fadistas e nove poetas, que em alternado cantaram e declamaram poesia.

União e generosidade para recuperar o Património que é de todos

A Igreja Paroquial de São Sebastião era a Igreja do antigo Convento de São Domingos, incluindo o claustro, cujo convento remonta a 1563. Ora, pelo facto de o antigo Convento ser exatamente hoje a Casa Episcopal e por ser notória e manifesta a abertura de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, à cultura e preservação do património da cidade, solicitou a comissão organizadora que os claustros da Casa Episcopal, contíguos à Igreja, fossem cedidos para a realização do evento, ideia que foi acolhida de imediato, com toda a generosidade e entusiasmo.

Também de forma espontânea acederam vários fadistas e poetas da Casa da Poesia a participar no espetáculo que se dividiu pala Arte, Fado e Poesia e que teve o determinante patrocínio da Casa Ermelinda de Freitas, bem como apoios de alguns mecenas, da Câmara Municipal de Setúbal, UNISETI, Pastelaria Abrantes e Bolacha Piedade.

Resultou este evento num momento muito para além de uma só angariação de fundos, mas numa resposta pronta de muitas pessoas de vários quadrantes da cidade, bem como várias entidades, todos unidos à volta de um património. Ficou ainda a certeza de se querer continuar com várias ações à volta da cultura para a recuperação do património da Igreja de São Sebastião, que não é apenas de uma comunidade restrita, mas de toda uma cidade, Setúbal.

AS com Isabel Melo, paroquiana de São Sebastião (Setúbal)

06 de Outubro de 2018