“À escuta de Deus”: Seminário de Almada iniciou ano letivo

20181007-Seminario-Almada-02

O Seminário de São Paulo, em Almada, iniciou oficialmente o ano letivo 2018/2019, no passado domingo, dia 07 de outubro, Festa de Nossa Senhora Rosário.

Uma das novidades apresentadas pelo Reitor, Padre Rui Gouveia, foi o início do Ano Propedêutico, um tempo para os seminaristas aprofundarem o conhecimento de Deus, da Igreja, dos outros e de si próprio. Este ano, o Seminário da Diocese de Setúbal conta com 15 seminaristas, sendo que três deles se encontram neste tempo preparatório.

Na oração de vésperas, o Bispo de Setúbal assinalou que, no início de um biénio pastoral que a Diocese vai dedicar à Juventude e Vocações, e numa altura em que o Sínodo dos Bispos sobre esta temática acaba de começar em Roma, o Seminário é uma casa onde se pensa nos jovens e na vocação de forma especial.

“À escuta de Deus – disse D. José Ornelas – este é o programa do Seminário, um pouco à semelhança de uma escola sinodal. Esta casa e este percurso, são um espaço e um tempo para ouvir a voz de Deus, na busca da Sua vontade, para uma vida comprometida ao serviço do Evangelho”.

O Pastor da Diocese assinalou, ainda, o número significativo de seminaristas, que cresceu em relação ao ano passado: “Não trabalhamos para números – afirmou – mas agradecemos a Deus aqueles que chama e que toca o coração para escutarem o seu caminho e dedicarem-se ao serviço do seu povo”.

O início oficial do ano letivo, no Seminário de Almada, tem sempre lugar na Festa de Nossa Senhora do Rosário. Nesta ocasião, o Bispo de Setúbal lembrou que, como Maria, cada um dos seminaristas é chamado a ser, antes de mais, discípulo que escuta a Palavra de Deus para a colocar ao serviço dos irmãos.

“Não somos Igreja para formar uma seita fechada – sublinhou ainda o Prelado – somos Igreja aberta ao mundo. Somos igreja em missão, e esta é uma dimensão que tem que estar sempre presente: a necessidade de uma nova evangelização que nasce da escuta atenta do Evangelho”.

Comunidade do Seminário de São Paulo (Almada) 2018/2019, acompanhada pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas; pelo Reitor, Padre Rui Gouveia; e pelo Vice-Reitor, Padre Carlos Silva.

AS
10 de Outubro de 2018