comprehensive-camels

Faculdade de Ciências e Tecnologia recebeu Bispo de Setúbal no dia em que começou o Sínodo dos Bispos

20181003-FCT-Bispo-05

Foi num espaço mais amplo, cedido para uma nova e mais bonita Capela, dentro do “campus” da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia— Monte de Caparica) que o Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, veio celebrar a Santa Missa na quarta-feira feira, dia 3 de Outubro, no mesmo dia em que em Roma arrancou o Sínodo sobre os jovens e num ano em que a Diocese dedica particular atenção à missão junto dos jovens!

A recebê-lo e, depois, a participar na Eucaristia, num gesto, mais do que de cortesia, de inteligência e abertura de espírito, estava o novo Director da FCT, Professor Virgílio Cruz Machado, donde ser natural reconhecer que é (bem) melhor para comunidade académica quando quem a dirige é, de verdade, um homem livre!

No final da celebração, o Diretor tomou a palavra e deixou uma palavra de congregação para todos. Manifestando o seu espanto e gratidão pela presença dos cristãos dentro do espaço da faculdade que dirige, valorizou a “consolação” que considera poderem estes encontrar na sua fé!

De assinalar, também, e obviamente, a presença de um vasto grupo de professores e colaboradores da FCT que a afirmam e vivem dizendo-se “fiéis e presentes” no seu mundo de trabalho.

Ainda, e muito significativamente, é obrigatório sublinhar o numeroso grupo de estudantes ligados ao NEC — Núcleo de Estudantes Católicos, agora reconhecido oficialmente pela Direcção da FCT. Embora fossem várias as “geografias” dos percursos de fé dos presentes é de salientar a predominância de estudantes participantes na “Missão País”. De notar, ainda, a presença de estudantes com origem nos países lusófonos. 

A todos convidou o nosso Bispo a estarem presentes como o “grão de mostarda” que cresce no meio do mundo para manifestar a presença do reino e do seu Rei.

A terminar uma palavra justíssima de gratidão ao anterior director, Professor Fernando Santana, homem justo e bom, que aceitou a presença do culto católico dentro da FCT. A ele se deve o espaço para a sua Capela e que mesmo a terminar o seu mandato acolheu.

Padre Pedro Quintela, diretor da Pastoral do Ensino Superior – pólo de Almada

Partilhe nas redes sociais!
10 de Outubro de 2018