comprehensive-camels

“Aprendizagens Essenciais no âmbito da disciplina de EMRC” foi tema da primeira formação diocesana

20181013-EMCR-Formacao-01

No sábado, dia 13 de Outubro, realizou-se em Setúbal, das 9h30 às 17 h, no edifício da Cúria Diocesana, a primeira ação de formação do novo ano letivo para os professores de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC) de Setúbal, subordinada ao tema “Aprendizagens Essenciais no âmbito da disciplina de EMRC” (interligação com o perfil do aluno no contexto da flexibilidade curricular). Teve como formadores o Mestre Ivo Nascimento e o Professor Dimas Pedrinho.

Face aos novos desafios lançados à escola pública com a publicação da mais recente legislação — flexibilização e inclusão — esta ação foi muito importante não só para os professores se reencontrarem, dialogarem, formularem perguntas e partilharem preocupações, mas também para, em conjunto, encontrarem soluções para alguns problemas que se lhes colocam, todos os dias. Não há soluções mágicas e definitivas para os problemas da educação, por isso, e uma vez que andamos sempre à procura do melhor caminho, mais uma vez nos sentámos para reflectir e delinear estratégias. Rezámos, rimos, abraçámo-nos, trocámos ideias, lançámos as bases de novos projetos e atividades.

Já depois das dezassete horas, ainda houve tempo para uma reunião do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) com os coordenadores de zona (vigararias) para tratar diversos assuntos, nomeadamente o “Envio” e o encontro de alunos do terceiro ciclo e secundário.

Por fim, a esquipa do secretariado e alguns coordenadores, jantaram com o Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal — celebrou a 29 de Junho os 50 anos da sua ordenação sacerdotal — para lhe agradecer tanta vida ao serviço da Diocese e o exemplo e a sua competência e a sua amizade para com o nosso grupo de professores. Com a sua ajuda, foi sempre mais fácil encarar as responsabilidades e as dificuldades do dia-a-dia e cumprir, da melhor maneira, a nossa missão de professores de EMRC nas escolas da nossa Diocese.

JM Teixeira

Partilhe nas redes sociais!
19 de Outubro de 2018